terça-feira, 16 de setembro de 2014

“Trevo Azul” transporta celulose.

A barcaça graneleira “Trevo Azul” realizou mais uma viagem transportando celulose. O produto foi embarcado nela pelo terminal de uso privado, da empresa CMPC Celulose Rio-grandense. Que possui sua unidade fabril instalada no município de Guaíba, região metropolitana de Porto Alegre. E teve como destino o Porto Novo de Rio Grande. Aonde a barcaça chegou e atracou às 15:30 da tarde de quinta-feira (31/JUL). Lá as 3.000 toneladas transportadas serão armazenadas até o momento do embarque no navio que as levará para o exterior.

Há alguns anos atrás, quando o porto de Porto Alegre ainda recebia navios com bobinas de papel. Parte da celulose produzida em Guaíba era embarcada no porto da capital do Estado. E o restante pelo porto de Rio grande. Mas devido a falta progressiva de investimentos e manutenção do porto de Porto Alegre. A vinda de navios para ele foi sendo progressivamente reduzida. E a operação foi transferida em definitivo para o porto de Rio Grande. Fato lamentável, pois representa um aumento no custo final do produto. E um empobrecimento das operações de Porto Alegre. Que acarretou prejuízos financeiros não só para a autarquia. Mas principalmente para a classe operário. Que por não ter mais carga para descarregar ou carregar, também teve reduzida a sua remuneração.

Reverter esta situação e valorizar os portos interiores é trabalhar pelo nosso fortalecimento socioeconômico. E isto começa pela divulgação do tema junto a população. Para que a mesma possa tomar consciência de sua importância e com isto cobrar dos políticos ações de fortalecimento da mesma. É por este motivo que eu insistentemente apresento o assunto ao leitor. E peço que o discuta com seus amigos e colegas de trabalho. Pois sei que do fortalecimento desta atividade, a sociedade como um todo será beneficiada. Pensem nisso e me ajudem nesta nobre causa.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário