terça-feira, 30 de setembro de 2014

Navio mercante “Callio” chega com carga de sal.

O navio mercante “Callio” chegou às 10:26 da manhã de segunda-feira (11/AGO) com um carregamento estimado em 8.000 toneladas de sal marinho para o nosso estado. O produto é originário do estado do Rio Grande do Norte. E no trajeto até Porto Alegre, o navio realizou escalas nos portos de Salvador, Fortaleza e Santos. Sendo que sua atracação no cais Navegantes ocorreu às 11:20.


Esta é a única carga de cabotagem que tem vindo para o nosso estado. Contrastando com o tempo em que aqui o movimento era muito mais intenso. E a cabotagem movimentava tanto quando a navegação de longa distância. Não só em volume como também em tipos diferentes de produtos e mercadorias. Neste tempo o porto era muito mais dinâmico. Empregava milhares de trabalhadores. E movimentava a economia de Porto Alegre. Principalmente  a da área central. Nesta época existia uma política voltada a valorização do porto como porto. Fato que deixou de existir. Fazendo com que ele entrasse em uma espiral de cadente. Até chegar ao estágio em que se encontra nos dias de hoje. Subutilizado, gerando muito mais despesas para o estado do que receita.

Mudar esta situação é urgente. Pois o nosso estado não é rico para gastar dinheiro bom e só ter prejuízo. Temos de recuperar o porto em sua atividade fim. E com isto alavancar novamente a economia do Rio Grande do Sul.

Pensem nisso e me ajudem a levantar esta bandeira.

Muito obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário