terça-feira, 30 de setembro de 2014

MARINA SILVA visita a FARSUL.

A visita que Marina Silva realizou a EXPOINTER visou atender a dois compromissos básicos. O primeiro consistiu em realizar uma reunião, a portas fechadas, com representantes dos diversos seguimentos da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul – FARSUL. O segundo foi visitar a sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do sul – FETAG. Ambos os encontros foram importantes, e é sobre o primeiro encontro que este texto vai abordar.

A reunião com a FARSUL serviu para que a instituição pudesse conhecer como a candidata Marina Silva pensa a questão do agronegócio. Liderada por Carlos Sperotto, seu presidente. Foi feita uma apresentação da situação do agronegócio no RS. Seus números, sua importância, suas expectativas e principalmente suas dúvidas. O tom sério do início do evento. Refletido pela fisionomia mais fechada dos integrantes dos dois grupos aos poucos foi se suavizando. E conforme as perguntas foram sendo feitas. As dúvidas puderam ser esclarecidas. Possibilitando que a dinâmica do diálogo se alargasse. E o que se viu, ao final do encontro, foi um clima muito mais ameno e tranquilo em todo o espaço.

A NOTA DA FARSUL

Em nota oficial a FARSUL divulgou a síntese da sua posição e dos seus questionamentos. A integra pode ser vista no link que se segue: http://www.farsul.org.br/pg_informes.php?id_noticia=2432

Das seis questões tratadas. O que se buscou foi conhecer o pensamento sobre:

1º. A questão da posse da terra envolvendo áreas indígenas e quilombolas.

2º. O conceito de produtividade.

3º. A questão da segurança jurídica referente ao respeito ao Novo Código Floresta. Cujo texto final aprovado diverge em alguns pontos com as ideias inicialmente defendidas por Marina Silva.

4º. Como garantir a manutenção da produtividade rural brasileira. Que hoje enfrenta custos levados ao ponto de comprometer sua comercialização internacional. E a ampliação de seus benefícios em outros setores e culturas.

5º. Qual vai ser a postura de seu governo com relação aos produtos biotecnológicos (transgênicos).

6º. A atual aliança política que sustenta a candidatura de Marina Silva, possui um perfil amplo na forma de pensar. Como será o perfil no futuro Ministro de Estado da Agricultura?

UMA ENTREVISTA ESCLARECEDORA

Segundo explicou Gedeão Silveira Pereira, 1º Vice-Presidente da FARSUL, em entrevista a jornalista Lizemara Prates, no programa “AGROBAND”, do Grupo Bandeirantes de Telecomunicação, vinculado no sábado (06/SET). Para a FARSUL o principal objetivo do encontro foi poder conhecer um pouco mais, e de forma direta, sem intermediários, a candidata Marina Silva. Sua forma de pensar e seu posicionamento sobre diversas questões do interesse da instituição e de seus associados. Literalmente o que foi feito se enquadra no conceito de “sabatina”.

A diferença entre Marina Silva e os demais candidatos com possibilidade de serem eleitos, é básica. A presidente Dilma já esta governando e sua política é conhecida. O ex-governador Aécio Neves já governou, e o que ele fez é de domínio público. No entanto com relação à Marina Silva, não havia este conhecimento. O que se conhecia era o pensamento da senadora, e da ministra do Meio Ambiente. Mas não o da candidata à presidência Marina Silva.

O encontro serviu para que as lideranças da FARSUL pudessem conhecê-la melhor. E será a partir de deste encontro, que cada um formará o seu juízo de valor sobre o que foi debatido. E irá apresentar suas impressões com os demais filiados e associados. Neste momento não cabe a FARSUL dizer que apoia este ou aquele candidato. Não haverá uma posição formal e oficial. Não é este o objetivo da entidade.

A NOSSA AVALIAÇÃO

O encontro foi algo muito bom para todos os participantes. Se por um lado a FARSUL pode conhecer a forma de pensar de Marina Silva. Sua fala visivelmente os tranquilizou. Nada como um contato direto, franco e aberto para esclarecer dúvidas.

O produtor rural é um homem prático e dinâmico. É da sua natureza produzir. Ele esta acostumado a preparar a terra, plantar a semente, cuidar da produção e colher os frutos do seu trabalho. Ele esta acostumado a fazer cálculos. A planejar, passo a passo os seus atos. Pois se assim não o fizesse, não seria um bom produtor rural. Ele sabe o quanto a natureza determina o sucesso ou o fracasso de seu investimento. Mas também sabe que uma política equivocada pode ser pior do que a seca, ou a chuva na hora errada.

O produtor rural convive com o risco. Ele sabe que o risco faz parte do negócio. Mas ele não um apostador. Um jogador que vê o risco como uma variante do jogo. Agricultura não é jogo. É ciência, e muito trabalho com dedicação. É produzir o milagre da multiplicação. É fazer brotar da terra a riqueza que se renova a cada safra bem sucedida.

A semente da esperança de Marina Silva foi lançada. Certamente ela conquistou aliados e pessoas que a aprovam dentro da FARSUL. E o resultado nós veremos na eleição que se aproxima.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Fotos: TIAGO FRANSCISCO / FARSUL – Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário