quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Navio mercante “Casta Diva” chega a Porto Alegre.

O navio mercante “Casta Diva” de bandeira panamenha atracou às 10:30 da manhã de segunda-feira (28/JUL), no cais Navegantes do porto de Porto Alegre. O navio que mede 189,99 metros de comprimento e possui 32,26 metros de largura, trouxe um carregamento de matéria prima para a fabricação de fertilizantes. Ao todo em seus porões vieram 6.093,759 toneladas de fosfato monoamônico – MAP e 3.480 toneladas de fosfato diamônico – DAP.

Antes de atracar na capital de nosso estado, o “Casta Diva” havia realizado duas escalas na costa brasileira. A primeira no porto de Recife e a segunda no porto de Rio Grande. Aonde, ele atracou no Porto Novo às 20 da noite de terça-feira (22/JUL). Mas só iniciou a operação de descarga às 10:25 da manhã de quinta-feira (24/JUL) quando as condições climáticas assim o permitiram. Já que este tipo de carga é muito sensível à umidade. Segundo consta, em Rio Grande foram descarregadas 19.619,81 toneladas de DAP e 4.997,66 toneladas de MAP. Volumes expressivos, e que mostram o poder da nossa agricultura. Que gera emprego no campo, nos portos, na indústria e no setor de serviços.

Mas uma coisa temos de reconhecer. Que neste grande círculo virtuoso, a atividade portuária e de navegação são dois elos importantíssimos. Pois sem navios e portos o fertilizante não chegaria, nem a safra partiria de nossa terra. E embora nós dificilmente vejamos a realidade desta forma. Temos de admitir e valoriza-la cada vez mais. Cobrando de nossos políticos um verdadeiro comprometimento com o fortalecimento da logística portuária e das empresas de navegação brasileiras.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

NOTA: Assim como foi divulgado no texto sobre o navio mercante “VELVE”. Não me foi possível vincular uma imagem do navio que trato neste texto, por motivo de viagem do Carlos. Por este motivo peço a compreensão de todos. E garanto que o movimento continuará a ser divulgado com a mesma precisão mantida desde o ano de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário