quarta-feira, 3 de setembro de 2014

“Prof. Lelis Espartel” transporta soja destinada à China.

A barcaça graneleira “Prof. Lelis Espartel” embarcou em seus porões um carregamento estimado em 3.086,4 toneladas de soja triturada. Este fato ocorreu junto ao terminal de uso privado (TUP) da empresa Bianchini. Que esta instalada as margens do rio dos Sinos, no município de Canoas. Seu destino era o porto de Rio Grande, mais especificadamente o terminal marítimo Luiz Fogliatto. A onde ele veio a atracar às 22:50 da noite de sábado (26/JUL).

Todo este produto deverá ser transferido diretamente para o navio mercante panamenho “Hanjin Hirose” Que esta atracado neste terminal desde às 09:50 da manhã de sexta-feira (25/JUL); mas que só começou a ser carregado às 18 horas daquele mesmo dia. Ao todo, no “Hanjin Hirose” deverão ser embarcadas 60.000 toneladas de soja triturada. Neste que é um dos maiores navios graneleiros que atracou, este ano no porto de Rio Grande. Com impressionantes 229 metros de comprimento e 45 metros de largura. Mostrando o quanto as grandes empresas de navegação investem em seus navios. E o quanto os terminais tem de investir para poder receber navios deste porte.

Com relação a este fato, podemos visualizar o quanto é necessário estar sempre investindo no setor. E que não podemos ficar satisfeitos com os investimentos já realizados. Pois a dinâmica do setor esta sempre apresentando novos desafios a serem vencidos. Fazendo um paralelo com a nossa realidade no Rio Grande do Sul. Ficam mais claros os motivos pelos quais os portos antes bons e movimentados entraram em decadência. Pois nossos governantes pensaram, que o investimento executado no início do século passado, bastaria para manter os portos de Porto Alegre e Pelotas ativos. E ao não qualificá-lo e modernizá-lo eles acabaram decretando sua decadência acelerada. É por este motivo que eu vivo a escrever e criticar a nossa política para o setor. Pois ela é falha e ineficiente. E como tal não consegue reverter esta situação de penúria. Para com isto beneficiar novamente nossa população. Impulsionando nosso desenvolvimento social e econômico. Pensem nisso e me ajudem a difundir este tema entre a sociedade. Pois ele é de vital importância para todos nós.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário