domingo, 28 de julho de 2013

Petrobras trás para Canoas o primeiro navio com GLP de 2013.

A pós mais de 7 meses sem receber um navio-tanque da Petrobras, chegou na manhã de sexta-feira (26/JUL), vindo do Rio de Janeiro, o “Guarujá”, carregado com 2.000 toneladas de GLP.


O forte nevoeiro que se formou sobre o Guaíba, acabou por retardar a sua chegada. Que só veio a ocorrer no início da tarde. Com isto, às 13:26 ele foi avistado próximo a área do antigo Estaleiro Só. Navegando rumo a Porto Alegre para, na sequencia, poder passar pelo vão móvel da ponte do Guaíba. E entrar pelo Canal artificial que dá acesso ao rio Gravataí. Local em que esta instalado o Terminal de Gás do Sul – TERGASUL.

A ausência dos navios-tanque da Petrobras já era sentida pelas pessoas que gostam de ver navios. Principalmente por que eles sempre estiveram presentes em nossa paisagem nos últimos anos. No entanto o suprimento de gás estava sendo todo fornecido pela Refinaria Alberto Pasqualini – REFAP, que no processo de refino do petróleo retira também uma parcela de gás. Porém, com o aumento da demanda, devido ao frio do inverno, este consumo elevou-se. Exigindo a entrada de mais produto para o Estado. Fato que ocorreu neste momento.

Para finalizar, segundo uma rápida pesquisa realizada junto as nossas anotações. O último navio-tanque da Petrobras que aqui esteve foi o próprio “Guarujá”. Que havia chegado em Porto Alegre em 29 de dezembro de 2012, partindo no dia seguinte. Na mesma época, o navio-tanque “Guaporé” também esteve operando aqui. Chegando em Porto Alegre em 28 de dezembro e partindo no dia seguinte.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário