terça-feira, 23 de julho de 2013

Navio mercante “Clipper Phoenix” chega na manhã de domingo.

O navio mercante panamenho “Clipper Phoenix” chegou na manhã de domingo (21/JUL) ao porto de Porto Alegre. A embarcação que mede 189,99 metros de comprimento e possui 32,26 metros de largura, trouxe em seus porões um carregamento de ureia. Ao todo são 9.000 toneladas que estarão sob a resp


onsabilidade do escritório local da Agência Marítima Orion para serem descarregados em nosso porto.

Nesta viagem, o “Clipper Phoenix” partiu do Egito com destino ao Brasil. Realizou uma escala em Gibraltar e depois rumou para o porto de Santos, de onde partiu em 15/JUL. Sua segunda escala em terras brasileiras ocorreu no Porto Novo de Rio Grande. Quando o navio lá atracou ás 04:45 da madrugada de quinta-feira (18/JUL) para descarregar 15.250 toneladas de ureia.

O “Clipper Phoenix” foi construído entre 14/SET/2010 e 08/MAR/2011 pelo estaleiro japonês Mitsui Tamano Engineering & Shipbuilding, da cidade de Tamano. É o navio de número 1.729 que este estaleiro construiu. E a rapidez com que o mesmo foi feito, nos mostra o profissionalismo dos japoneses para o assunto. Quando pensamos que em Porto Alegre já possuímos, num passado não muito distante, um estaleiro. Que para a época atendia perfeitamente a demanda nacional. E que nos colocou em evidência, atraindo inclusive clientes do exterior.  Nós vemos o quanto esta atividade pode ser importante para o desenvolvimento econômico e social de uma região. Incentivar a construção naval é fundamental para que possamos ser competitivos. Pois isto nos dá condições de termos uma marinha mercante brasileira mais forte. Capaz de transportar nossa produção e de trazer os produtos que necessitamos. Evitando os gastos com o aluguel de navios estrangeiros. Cujo valor é sempre pago em dólares. E principalmente, a dependência deste tipo de serviço controlado basicamente por empresas estrangeiras. Pensem nisso!

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário