quinta-feira, 18 de julho de 2013

Custo Brasil – Forte nevoeiro atrasa chegada do “Taurogas”.

O forte nevoeiro que se formou na região de Porto Alegre na manhã de quinta-feira (27/JUN) atrasou toda a movimentação de navios. O navio-tanque “Taurogas” foi um dos navios afetados pelas condições climáticas adversas. Que retardaram sua entrada e navegação pelo Lago Guaíba até o terminal Santa Clara do Polo Petroquímico de Triunfo. A força do nevoeiro associado a deficiência da navegação fizeram com que o navio só chegasse após às 15 horas. Sendo que com condições normais este percurso seria percorrido em no máximo 3 horas.
Por outro lado este forte nevoeiro também afetou uma operação de troca de tripulantes que deveria ocorrer. O nevoeiro atrasou a chegada do avião no qual vinha o tripulante a ser trocado. E impediu que o tripulante que estava de partida também pudesse embarcar no voo previamente programado. Literalmente comprometendo todo e qualquer planejamento já realizado.
A troca do tripulante que seria uma operação simples. Contando com o apoio do barco “Turistinha”. Que o levaria para o navio em frente ao Cais Mauá, do porto de Porto Alegre, exigiu uma viagem até o rio Jacuí. Consumindo duas horas e elevando os custos operacionais do navio.
Como podemos notar, investir em infraestrutura é vital para que possamos progredir. De nada adiante para a iniciativa privada, fazer um planejamento, se na hora de executá-lo estamos revens de condições climáticas ideias; pois do contrário nada funciona. Assim como o Aeroporto Internacional Salgado Filho é carente de equipamentos e investimentos, a nossa hidrovia também esta a espera dos ditos investimentos.
No primeiro caso, o do aeroporto, o horizonte aponta para a Copa do Mundo da FIFA de 2014. Até lá tudo o que se prometeu e ainda não se realizou estará pronto. É esta a promessa!
Já no segundo caso, na hidrovia, o paraíso esta atrelado a implantação da Hidrovia do MERCOSUL. Um assunto que se arrasta há quase uma década. E que corre o risco de nunca se materializar. Tendo em vista que o MERCOSUL esta cada vez mais distante do que foi idealizado, no não muito distante século passado. Perdendo sua expressão de força regional e transformando-se num amontoado de ideias políticas desconexas com a dinâmica da economia contemporânea. Pelo visto há muito o que se fazer para que o Brasil possa mudar. E se nós não nos mobilizarmos hoje, dificilmente teremos um futuro melhor. Pensem nisso e cobrem uma política mais séria e comprometida. Pois é este o caminho que nos resta.
Obrigado!
 Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário