quinta-feira, 18 de julho de 2013

Barcaça-tanque “Eco Energia I” realiza sua viagem inaugural.

A novíssima barcaça-tanque “Eco Energia I” em conjunto com o empurrador de barcaças “Hélio Sffair”, realizaram sua primeira viagem operacional entre Rio Grande e Porto Alegre.

Após ter sido levada para o terminal petroleiro operado pela Petrobras, junto ao Porto de Rio Grande, em 26/JUL/2013. E lá ter atracado para ser carregada pela primeira vez. Numa operação que durou entre as 09:35 até ás 21:30 daquele dia. E que foi mais lenta, devido à necessidade de se conhecer o comportamento do barco durante o processo de carregamento. Logo depois de concluído esta primeira fase de operações. A barcaça foi deslocada para a área de fundeio “Golfo III” do porto de Rio Grande. Para que no dia seguinte, quinta-feira (27/JUN) atracasse novamente às 12:05. O cuidado que se teve nesta operação inicial se justifica, não só pelo perigo das cargas manipuladas. Mas também para garantir total segurança no treinamento das equipes envolvidas no procedimento.
Posteriormente a barcaça ficou fundeada, novamente, a espera do momento em que seria enviada ao terminal Niterói, de uso exclusivo da Petrobras no município de Canoas. E este momento chegou finalmente na quarta-feira (03/JUL). E já na manhã de quinta-feira (04/JUL) foi possível de se ver a barcaça-tanque “Eco Energia I” fundeada em frente ao Cais Mauá, do Porto de Porto Alegre. Este fundeio ocorreu em virtude do terminal Niterói estar operando com outra embarcação. E logo que o mesmo foi liberado foi possível a conclusão com pleno êxito desta que foi a sua viagem inaugural.
Não é preciso dizer, que relatar e registrar este fato são motivo de forte orgulho. Não só pelo seu valor histórico. Mas também, e principalmente por ser uma forma de divulgar a importância da navegação para toda a economia do nosso rico estado.
Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário