quinta-feira, 18 de julho de 2013

CUSTO BRASIL – Navio mercante “Resko” parte vazio de Porto Alegre.

O navio mercante “Resko” partiu vazio na manhã de segunda-feira (01/JUL) após ter descarregado 5.000 toneladas de cevada no Porto de Porto Alegre. Sua passagem pelo porto da capital do estado foi marcada pela longa demora.


Inicialmente o navio teve de ficar fundeado em frente ao Cais Mauá, em área destinada para este fim, a espera de vaga junto ao cais Navegantes. Que comporta no máximo três navios de grande porto. Situação bem diferente a do cais Mauá, que em seus áureos tempos de operação comportava tranquilamente no mínimo cinco navios por vez.

Na sequencia teve prejudicada sua operação de descarga devido ao clima extremamente chuvoso. Que obriga necessariamente a paralisação das operações para não comprometer a qualidade do produto descarregado.

É importante observarmos que todos estes fatos juntos, contribuem para a elevação do tão badalado custo Brasil. Que eleva o custo do produto movimentado em nossos portos e que acabam por sugar dos cofres públicos, reservas importantes de moeda estrangeira que o país possui. Somente para o pagamento do aluguel dos navios de bandeira estrangeira. Mas como este valor não é apresentado ao grande público. Dificilmente o mesmo toma conhecimento do fato. E pode desta forma se conscientizar e cobrar mais e melhores investimentos em infraestrutura. Pois o dinheiro que nós gastamos para manter um navio parado, em frente ao porto, certamente fará falta para a setores também importantes como saúde, segurança pública e educação entre tantos outros. Pensem nisso!

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário