domingo, 21 de julho de 2013

Navios-tanques “Gas Puffer” e “Fortunato partem de Triunfo.

Partiram na manhã de quarta-feira (17/JUL) do terminal Santa Clara, do Polo Petroquímico de Triunfo, os navios-tanque “Gas Puffer” e “Fortunato”.


O primeiro navio que partiu foi o “Gas Puffer”, por volta das 9 horas da manhã. Na sequencia foi a vez do “Fortunato”. Sendo que ambos os navios tinham como destino o terminal da Braskem em Rio Grande. Ao “Gas Puffer” coube a tarefa de transportar 1.176,81 toneladas de butadieno não saturado. Que deveriam ser transferidos para o “Fortunato” em operação marcada para ocorrer no píer da Braskem. Sua atracação ocorreu no dia seguinte, quinta-feira (18/JUL) às 16 horas, e a transferência teve início por volta das 20:20. Demonstrando duas coisas muito importantes para que o leitor compreenda:

Em primeiro lugar, o trabalho de apoio que alguns navios realizam aqui. Transportando o complemento da carga que deverá ser embarcada nos navios maiores e que vão realmente transportar nossa produção para outros portos.

O segundo fato é a limitação de nossos canais, que impedem os navios que aqui operam de chegar ou sair com carga máxima. Tendo de se sujeitar a operar no máximo junto a cota de 5,18 metros de calado. Melhorar esta condição é vital para que possamos ser mais competitivos no futuro. Reduzindo os custos e aumentando o ganho em escala. Pois se pudermos transportar mais carga com o mesmo navio em um número menor de viagens, teremos um ganho econômico significativo. É por este motivo que insisto em divulgar a importância da navegação, e do melhoramento das condições de nossa hidrovia e de nossos portos.  Pois este é o caminho que devemos trilhar se quisermos obter o sucesso. Pensem nisso!

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário