sábado, 20 de julho de 2013

“BBC Tasmania” é liberado pela Marinha do Brasil e parte.

O navio mercante “BBC Tasmania” partiu às 13 horas de quinta-feira (11/JUL) após ter sido liberado pela Marinha do Brasil para seguir viagem. Conforme havia sido anunciado, a liberação do navio ocorreu após concluída a fase inicial de coleta de informações sobre o motivo de sua colisão contra o muro de concreto que forma o cais Mauá, do porto de Porto Alegre. Agora os dados seguem para análise junto a Marinha do Brasil, e posteriormente será proferida uma sentença sobre o assunto.


Por sua vez, o “BBC Tasmania” pode seguir a sua viagem. Cujo destino da carga aqui embarcada será o porto de Belém do Pará. Aonde o mesmo deverá descarregar os quatro transformadores aqui embarcados e que se destinam ao complexo da hidroelétrica do rio Madeira. Sendo que, de Belém do Para até o seu destino final, os transformadores devem ser transportados por meio de uma balsa.

É muito importante nós assinalarmos que, infelizmente este é o único tipo de operação de embarque que o porto de Porto Alegre realiza. E este fato se deve a persistência da Agência Marítima Orion, que em parceria com o representante local da BBC Chartering viabilizam a operação de embarque. Pois do contrário nem este tipo de carga seria movimentado pelo porto da capital de nosso Estado. A falta de investimentos e o sucateamento dos equipamentos aqui existentes, literalmente inviabilizou nosso porto para as operações de embarque. Mudar esta situação é imprescindível para que possamos atender a demanda existente. E que obriga, o nosso setor produtivo, ter de enviar, por via terrestre até o porto de Rio Grande, sua produção se quiser que a mesma ganhe novos mercados consumidores.

Pensem nisso e cobrem mais e melhores investimentos na nossa estrutura portuária.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário