quinta-feira, 18 de julho de 2013

Navio mercante “Resko” atraca em Porto Alegre.



Após ter chegado na manhã de terça-feira (25/JUN), e ter de esperar a liberação de um espaço para atracar no cais Navegantes, do porto de Porto Alegre. Finalmente no meio da tarde de quinta-feira (27/JUN) o navio mercante “Resko” pode atracar. Em seus porões o navio trouxe um carregamento de 5.000 toneladas de cevada. Matéria prima básica utilizada na fabricação de cerveja. Por coincidência o Rio Grande do Sul é o maior plantador de cevada do Brasil, mas mesmo assim não consegue atender a demanda.
Sobre o “Resko” temos de fazer um esclarecimento. No site oficial do Porto Organizado de Porto Alegre, saiu uma matéria no qual o nome do navio foi divulgado como “Resko Nassau”. (http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=1167 )  Na verdade esta informação não procede. Todo navio comercial possui o seu nome escrito na parte da frente (proa) em ambos os lados do casco. Na estrutura do casario, o nome também aparece próximo a sala de comando (passadiço). E finalmente na parte de trás (popa) aparece o nome, a cidade (porto) no qual o mesmo foi registrado e o número de identificação internacional do navio. Conforme o registro junto a Organização Marítima Internacional – IMO. Neste caso, o nome do navio é “Resko”. Já Nassau é o porto, a cidade, aonde o mesmo foi registrado. As fotografias aqui vinculadas mostram isto muito bem.  Eu faço esta pequena explicação, pois alguns dos nossos leitores também leem o site do porto. E quando eles têm alguma dúvida costumam nos consultar. Assim sendo tomo a liberdade de me antecipar e esclarecer, pois uma informação correta é sempre bem vinda.
Ainda sobre o navio mercante “Resko” podemos acrescentar que ele foi construído no ano de 2010. Pelo estaleiro chinês Nantong Mingde Heavy Industry Co., da cidade de Nantong.  Seu comprimento total é de 190 metros e sua largura máxima chega a 23,76 metros. Embora registrado no porto de Nassau, nas Ilhas Bahamas. Pertence a empresa Polska Zegluga Morska P.P. – POSTEAM, da cidade polonesa de Szczecin.
Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário