quinta-feira, 18 de julho de 2013

“Gas Puffer” fundeia para receber material em área alfandegada.


Um fato chamou a atenção de muitos dos frequentadores da orla do Guaíba na manhã de sábado (22/JUN). Após ter chegado a Porto Alegre, o navio-tanque “Gas Puffer” acabou fundeando em área do lago Guaíba próxima a Usina do gasômetro. Este fato ocorreu devido à necessidade do navio receber uma série de equipamentos vindos do exterior. E que foram depositados junto ao armazém alfandegado D-4, do porto organizado de Porto Alegre. Em uma operação coordenada pelo agênte responsável pelo navio. Foi cotratado o barco de apoio portuário “Turistinha” para receber a bordo os equipamentos que seriam transportados até o “Gas Puffer”.
Esta manobra que só pode ocorrer na área do porto, obrigou o navio a fundear. E o local escolhido foi a área de canal natural localizada entre o Canal do Cristal e a Usina do Gasômetro. Que por ser mais abrigada do vento que se fazia sentir, permitiu o içamento de todo o material com o guindaste de bordo do próprio “Gas Puffer”. Depois de concluída a operação, o navio permaneceu no local até o início da tarde. Aguardando o horário de içamento do vão móvel da ponte do Guaíba. Para só então seguir sua viagem rumo ao Polo Petroquímico de Triunfo.
O lado bom deste fato pitoresco, é que o mesmo possibilitou um maior contato da população com a navegação. Que por estar desacostumada de ver navios muita vezes desconhece a beleza e a importância dos mesmos.
Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário