domingo, 28 de julho de 2013

A importância da nossa hidrovia.

A foto que aqui é vinculada mostra um momento interessante de nossa realidade. E que ocorreu na manhã de sábado (27/JUL). Nela é possível de se ver o exato momento em que o navio-tanque “Taurogas” se cruza com a barcaça graneleira “Trevo Roxo”.

O “Zeugman” seguia para Rio Grande carregado com parte de nossa produção petroquímica. E no sentido oposto vinha o “Trevo Roxo” carregado com fertilizante. Matéria prima essencial para o sucesso de nossa agricultura. Unindo os dois setores mais importantes de nossa economia, indústria e agricultura, pela navegação e pela hidrovia.

É claro que esta fotografia não e perfeita. Faltou a representação do comércio. Que muito bem poderia ser representado por um navio transportando contêineres. Em cujo interior poderiam estar, exemplares de nossa rica e variada capacidade industrial. Que é vendida em nossas lojas. E que infelizmente percorrem longos caminhos entre sua origem e seu destino pelas nossas estradas. Ao invés de percorrer a mesma distância, sempre que possível no interior de navios. Pagando um frete muito mais barato. Que acaba por reduzir seu preço. E auxiliando na preservação de nossas estradas, e do nosso meio ambiente.

Como diz o ditado: “A esperança é a última que morre”. Diante disso, quem sabe, muito em breve esta fotografia não possa ser vinculada neste espaço. Mostrando não só navios-tanque e graneleiros se cruzando, mas também navios portando contêineres, sob seu convés.

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário