quinta-feira, 18 de julho de 2013

“Norgas Pan” retorna ao Polo Petroquímico de Triunfo.

O navio-tanque “Norgas Pan” retornou na manhã de sexta-feira (28/JUN) a Porto Alegre. Com destino ao Polo Petroquímico de Triunfo, o navio fundeou em frente ao Cais Mauá, na área apropriada para este tipo de manobra e recebeu a visita do rebocador “Rio Guaíba”, da Navegação Amandio Rocha – NAR.


A bordo do rebocador seguiu uma encomenda de gêneros alimentícios, que foram içados para o navio, por meio do seu guindaste. Com relação a esta manobra, dois fatos devem ser assinalados. O primeiro é que ela só pode ocorrer com o navio em frente ao porto de Porto Alegre. Que é área alfandegada e fiscalizada pela Receita Federal. Não sendo permitido o embarque ou desembarque de qualquer tipo de material no navio sem o conhecimento e acompanhamento dos fiscais da receita.

Por outro lado, o navio por transportar produtos perigosos, também não pode atracar junto ao cais do porto de Porto Alegre. Já que no porto não existe equipe preparada para dar-lhe suporte em caso de acidente ou incidente. Assim sendo, toda a operação deve ocorrer com o navio fundeado ou navegando a baixa velocidade e em frente ao porto. Por mais simples que ela seja.

Segundo foi observado, o “Norgas Pan” partiu de frente do cais Mauá, por volta das 11 horas. Seguindo seu rumo para o terminal Santa Clara, do Polo Petroquímico de Triunfo, para lá poder ser carregado.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário