terça-feira, 9 de outubro de 2012

Trigo argentino é transportado pela Lagoa dos Patos para Canoas.


Encontra-se em Rio Grande, atracado no Terminal Marítimo Luiz Fogliatto, desde a madrugada de terça-feira (02/10), o navio mercante “Ikaria Island”. O navio de bandeira panamenha mede 171,60 metros de comprimento e possui 27 metros de largura; e vem do porto argentino de Bahia Blanca. Sendo sua previsão desembarcar, aqui no Estado, 27.500 toneladas de trigo.

Parte deste produto, cerca de 3.000 toneladas, já esta sendo carregada na barcaça graneleira “Prof. Lelis Espartel”. E também já esta prevista embarcar volume idêntico na barcaça “Prof. David Cunha”, assim que a mesma chegar a Rio Grande. Em ambos os casos, as embarcações que pertencem à Frota de Petroleiros do Sul – PETROSUL têm como ponto de descarga o terminal da empresa Bianchini, localizado as margens do rio dos Sinos, no município de Canoas.

Desta operação constatamos o quanto a navegação interior é eficiente no transporte de um bem tão precioso na alimentação de nossa população. O trigo, que é um dos alimentos base de nossas refeições chega, por meio da navegação, a um preço muito menor do que se transportado por via rodoviária. Outro aspecto importante a destacar, é que a navegação interior, por meio de suas barcaças, também consegue chegar aonde muitos navios não chegam. Dando maior dinamismo em nossa logística de transporte. E abrindo a possibilidade de dar uma nova alternativa para o transporte de nossa produção, que não seja exclusivamente o rodoviário. Incentivá-la e fortalecê-la, deveria ser o objetivo número um de qualquer governo comprometido com o desenvolvimento municipal, regional ou estadual. E é por este caminho que devemos trilhar para alcançar o sucesso.

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário