terça-feira, 9 de outubro de 2012

Chegou a capital navio mercante “Leros”.



Atracou no final da manhã desta quinta-feira (04) o navio mercante “Leros”, registrado no porto de Valletta, e ostentando bandeira da ilha mediterrânea de Malta. A embarcação que possui 188,14 metros de comprimento e 31 metros de largura, sendo seu armador é a empresa Nemesis Shipping Co Ltd. Construído pelo estaleiro japonês Koyo Dockyard, no ano de 1985. Ao longo destes 27 anos de vida, o “Leros” já ostentou diversos nomes: Seu nome inicial foi “Belnippon”, depois “Belisland”; “Western Key”; e “Highland Effort”.

A atual viagem do “Leros” iniciou-se no porto israelense de Ashdod. No Brasil o navio fez uma escala no porto de Aratu – Bahia, e outra no porto de rio Grande. Neste último, chegou no dia 21/09 e operou até 26/09 realizando o desembarque de 14.510 toneladas de rocha mineral; 1.048 toneladas de cloreto de potássio e 1.000 toneladas de super fosfato triplo. No dia 26 desatracou do Porto Novo e fundeou na posição três (03) da área “Golfo”. Permanecendo aí até o dia de ontem, quando iniciou sua viagem para Porto Alegre. Aqui no porto da capital do Estado, esta prevista o desembarque de 10.050 toneladas de produtos, entre cloreto de potássio e super fosfato triplo.

Desta forma o porto e a hidrovia cumprem sua missão de servir à sociedade. Gerando um custo menor para nossa produção agrícola, e poupando nossas estradas do desgaste excessivo causado pelos veículos de carga pesada. Fica também a esperança de que a hidrovia possa ser cada vez mais utilizada com meio de transporte. E que isto não fique restrito a apenas alguns portos já existentes. Que esta ideia se popularize de tal forma que mais terminais e portos possam ser instalados as margens de nossos rios. Mudando a dinâmica atual do transporte de cargas, e gerando riquezas e bem-estar social. Pensem nisso!

 Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário