terça-feira, 9 de outubro de 2012

Partiu vazio o navio mercante “Zhe Hai 505” evidenciando nossas carências.


Mais um navio veio a Porto Alegre com carregamento de matéria-prima para a indústria de fertilizantes e ao partir o faz vazio. Desta vez a história ocorreu com o navio mercante “Zhe Hai 505”. Diante da realidade, cabe a nós perguntarmos o que há de errado com nosso porto. Que mesmo possuindo em sua área as instalações da Companhia Estadual de Silos e Armazéns – CESA, não consegue embarcar um único quilo de nossa produção agrícola. Isto sem considerar que a China é o maior parceiro comercial do Brasil. Importando principalmente nossa produção agrícola, em especial a soja.

Este fato evidencia nossa carência de uma política para o setor portuário. Que antes de ser visto como um local estratégico para o desenvolvimento de nossa logística foi, equivocadamente tratado, como de potencial turístico e de lazer. Desvirtuando sua função principal e primordial para nosso desenvolvimento econômico. A ociosidade da gigantesca estrutura da CESA é outro motivo de preocupação. Principalmente pelo fato de este problema não ser restrito ao porto de Porto Alegre. Seu aproveitamento esta muito aquém do projetado.

Não é por nada que nossa economia esta cada vez pior, se comparada aos níveis de outros estados da federação. Estamos marcando passo, pela falte de um planejamento correto e consequentemente pela falta de investimentos nos setores mais necessitados. Isto reflete nosso erro político, que acarreta com principal consequência, a redução do dinamismo de nossa econômica. Acertar o passo é preciso, para que possamos recuperar o terreno perdido. E voltarmos a ocupar um local de maior destaque na economia nacional. Pensem nisso!

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário