terça-feira, 9 de outubro de 2012

Hidrovia mostra mais uma vez seu valor logístico.


Mais uma vez a hidrovia esta a mostrar o seu valor na logística de nosso desenvolvimento. Desta vez foi no transporte de novas peças para a obra de ampliação da Refinaria Alberto Pasqualini – REFAP, localizada no município de Canoas. As peças produzidas na Itália e desembarcadas no Porto Novo de Rio Grande foram transportadas pelas barcaças “Itaúba” e "Branave V”, de propriedade da navegação Guarita, de Rio Grande até a cidade de Triunfo. Sendo descarregadas no área do Estaleiro Naval de Triunfo, que pertence ao Estado. As fotografias que ilustram este texto foram feitas quando da passagem das barcaças por Porto Alegre. Ocasião em que fizeram uma rápida parada no porto de Porto Alegre, mas precisamente no Cais Mauá.

Embora a imprensa tenha dado ênfase ao tamanho e peço das peças, afirmando que esta é a maior operação realizada no Brasil, no que diz respeito à parte terrestre. Temos de lembrar que neste mesmo ano, outras três peças já da Itália, via porto de Rio Grande para a REFAP, passando então pelo município de Esteio. E que suas dimensões eram muito maiores e seu peso também. Sendo que a diferença entre os dois conjuntos de peças esta somente na altura que as mesmas possuem partir do piso. Que no primeiro caso era levemente inferior. E por este motivo pode entrar no rio dos Sinos e vencer os vãos das pontes rodoviária e ferroviária que o cortam As peças atuais, por possuírem um diâmetro maior, resultam em uma altura também maior. Impossibilitando sua passagem por debaixo destes dois obstáculos. Fato que reduziria em muito o percurso terrestre a ser percorrido. E os transtornos decorrentes da necessidade de se mexer na rede de energia elétrica por onde elas vão passar. Cabe aqui recordarmos, que no ano passado a REFAP também recebeu várias peças e componentes para sua obra de ampliação. Na ocasião elas foram descarregadas em Porto Alegre. Veja matéria do Jornal Agora, no link:

 http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=8&n=13726

O certo é que a hidrovia esta a mostrar o seu valor logístico para todos nós. Saber reconhecê-lo é fundamental para que a mesma possa ser progressivamente valorizada. E quem sabe, em pouco tempo provoque uma mudança significativa no modo como nossos empresários e políticos a vejam. Atraindo para si políticas públicas eficazes e eficientes, bem como nossos investimentos em sua melhoria e aperfeiçoamento. Infelizmente estamos num estágio muito inicial. No qual a mesma carece inclusive das coisas mais simples que se possa imaginar. Mas com certeza muito em breve isto será coisa do passado. Pensem nisso!


Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário