quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Butadieno produzido em Triunfo é enviado para a Bahia.


Esteve atracado no terminal petroleiro da Braskem, na área do Super Porto de Rio Grande o navio-tanque “Queen Zenóbia”. Entre a chegada do navio às 17:45 de sábado (27) e sua partida às 22:56 de domingo (28) o “Queen Zenóbia” recebeu um carregamento de 3.000 toneladas de butadieno.

O butadieno é matéria-prima utilizada na fabricação de borracha sintética. E esta sendo produzido pelo Polo Petroquímico de Triunfo. Cuja nova unidade foi inaugurada no último dia 13 de setembro, após 14 meses de obras, e o investimento de 300 milhões de reais. Esta unidade é responsável pela produção de 103 mil ton/ano do produto. E com sua implantação o estado do RS passou a ser seu maior produtor nacional, atingindo a marca de 210 mil toneladas ano. O escoamento da produção é realizada pelos diversos navios que prestam serviço à Braskem. Como por exemplo, o navio-tanque “Zeugman”, que recentemente já havia transportado 2.200 toneladas de butadieno para Rio Grande. Descarregando-o no terminal de uso privado (TUP) que a empresa possui neste porto. Para ser armazenados nos diversos tanques lá existentes.

Sobre o “Queen Zenóbia” podemos dizer que o navio possui bandeira liberiana. Seu armador é a empresa Gaschem Services GMBH & Co. KG. O navio possui 156,03 metros de comprimento e sua largura máxima é de 22,30 metros. Sua viagem até Rio Grande teve como ponto de partida Cingapura. E o próximo destino do mesmo é o porto de Aratu, na Bahía.

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário