terça-feira, 31 de julho de 2012

Navios que partem vazio a história se repete.

Foto: Carlos Oliveira
No dia 22 de julho, o porto da capital do estado recebeu o navio "Santa Isabella". O mesmo aqui ficou até o dia 27, quando partiu vazio rumo ao porto de Rio Grande. Lá ele atracou no Terminal de Uso Privado (TUP) da empresa Bunge para ser carregado. Esta operação foi concluída na segunda-feira (30) e às 17:50 quando o "Santa Isabella" partiu definitivamente de nosso Estado. Seu calado depois de carregado era de 9 metros parelhos.
Diante desta realidade, nós podemos observar o quanto somos ineficientes e não aproveitamos as oportunidades para gerar riquezas com nossos portos interiores. Por que motivos os navios utilizam o porto de Porto Alegre basicamente para descarga? Será que esta realidade seria a mesmas se a iniciativa privada aqui estivesse operando? Porque nós não conseguimos realizar embarques via terminal de Companhia Estadual de Silos e Armazéns – CESA?
Refletir sobre este fato é essencial para que nós possamos buscar soluções para nossos problemas. Não podemos aceitar que esta situação seja aceita como normal. O Estado não pode ser um ator secundário no nosso desenvolvimento econômico. A CESA é um instrumento que ele possui e que atende de forma igualitária a todos os produtores. Independente do seu tamanho ou poder econômico. Fortalecê-la é o primeiro passo para que esta realidade possa mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário