sexta-feira, 13 de julho de 2012

Barcaça Guaratan transporta óleo combustível para Rio Grande.


Compromisso com a segurança e respeito ao meio ambiente.

A barcaça-tanque “Guaratan” de propriedade de Navegação Guarita S/A saiu ontem (12) de Canoas com carregamento de óleo combustível. A carga originalmente embarcada no Terminal de Uso Privativo da Petrobras as margens do rio Gravataí destina-se ao Terminal Petroleiro da empresa em Rio Grande.

Ao todo a “Guaratan” esta transportando 3.889,86 toneladas de combustível. Carga perigosa que deixa de circular pelas nossas rodovias. E que ao ser transportado pela hidrovia conta com um controle rígido no tocante a segurança. Neste ponto, temos de reconhecer a excelência e o alto grau de consciência envolvido no setor de transporte de cargas perigosas. Principalmente quando o mesmo se dá por embarcações. Onde qualquer acidente representa grave risco ao meio ambiente. A inexistência de incidentes neste sentido demonstra o quanto é rígido a cobrança do cumprimento às normas de segurança. E o fato da hidrovia possuir menos agentes externos interagindo, lhe dá um ganho de segurança muito maior do que o transporte terrestre. Sem falar na capacitação e requalificação constante das pessoas envolvidas nas operações de carga e descarga. Visando seu adestramento e aperfeiçoamento profissional. Capacitando-os a serem eficientes em quaisquer circunstâncias de risco.

Utilizar a hidrovia no transporte de cargas perigosas é muito mais do que buscar uma alternativa barata de transporte. É ser racional e estar comprometido com o respeito ao meio ambiente e a um mundo melhor para se viver.

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário