segunda-feira, 9 de julho de 2012

Lugar de carga perigosa é na hidrovia


Passou por Porto Alegre na manhã deste domingo (08), duas embarcações tanque destinadas ao transporte de Gás Liquefeito de Petróleo – GLP.

A primeira embarcação foi o navio-tanque “Guaporé, de bandeira brasileira e pertencente a Petrobras. Que saiu do terminal de uso privado localizado no rio Gravataí. E que é especializado na operação com GLP, destinado ao fornecimento de gás de cozinha para todo o Estado do Rio Grande do Sul.
Na sequência foi a vez do navio-tanque “Rheingas”, este de bandeira liberiana, chegar rumo ao terminal Santa Clara, localizado no Polo Petroquímico de Triunfo. O “Rheingas” vem do porto do Rio de Janeiro – RJ, sendo que anteriormente o mesmo esteve no porto de Aratu – BA.
Este fato nos mostra o quanto a hidrovia é importante para o transporte de forma segura do GLP. Um produto altamente inflamável, fato que exige muito cuidado e atenção no seu acondicionamento, transporte e manuseio. E que ao ser transportado pelo mar ou pela hidrovia evita a exposição de situações perigosas à população. Aliado a este fato, temos o baixo custo do seu frete, se comparado ao modal rodoviário. E ao fato de que por ser um gás, acondicionado em altíssima pressão, exige que seus tanques sejam feitos com aço especial. Fato que é inviável economicamente de se fazer com caminhões ou vagões de trem. O volume também é expressivo, não recomendando seu transporte por via rodoviária.
Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário