segunda-feira, 23 de julho de 2012

Atraca em Porto Alegre, o navio mercante “Santa Isabella”.


O navio mercante “Santa Isabella” que mede 189,9 metros de comprimento e possui largura máxima de 32,26 metros, atracou no final da manhã de domingo (22) no cais Navegantes, do porto de Porto Alegre.


Carregado no porto belga de Antuérpia, o “Santa Isabella” fez sua primeira escala no porto de Recife. De lá rumou para o porto de Rio Grande. Onde chegou no dia 17 e ficou fundeado fora da barra. No dia seguinte, entrou e atracou no terminal da empresa Yara Fertilizantes, para descarregar 7 mil toneladas de sulfato de amônia. No sábado (21) partiu para a capital de nosso Estado, onde esta prevista o descarregamento de 10.750 toneladas de sulfato de Amônia. Segundo consta, seu próximo destino será o porto de San Lorenzo, na Argentina.

Devido suas dimensões, a capacidade que o navio poderia transportar até Porto Alegre é bem maior do que a trazida. O “Santa Isabella” veio com calado de 5,10 metros, sendo que o calado máximo oficial de nosso porto é de 5,18 metros. Neste caso, quanto mais largo é o navio, maior é seu potencial de carga a ser transportado. Na fotografia abaixo, é possível de se comparar esta realidade entre os navios “Santa Isabella” e “Nord TaipeI”. Como podemos ver, o “Nord TaipeI”, embora visivelmente menor, veio com mais carga que o “Santa Isabella”. Outra maneira de se elevar o potencial de carga transportada passa pela ampliação do calado da hidrovia e do porto. Fato que possibilitaria a chegada de uma gama maior de navios. E com isto daria um novo impulso ao nosso porto e à nossa economia.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário