quinta-feira, 5 de julho de 2012

Atracou o navio mercante “Nikos N”.


Atracou no início da tarde desta quarta-feira (04) o navio mercante “Nikos N”. Sua chegada que era prevista para o meio da manhã foi retardada devido ao forte nevoeiro que ocorreu entre Porto Alegre e a região do farol de Itapuã, no encontro das águas do Guaíba com a Lagoa dos Patos.

O “Nikos N” pertence ao armador Nomikos Transwold, e esta registrado no porto da cidade de Hong Kong – China. Medindo 189 metros de comprimento e com largura máxima de 32 metros a embarcação atracou com carregamento de cloreto de potássio. Em nosso porto o mesmo deve descarregar cerca de 9.450 toneladas. Na escala anterior, realizada em Rio Grande o navio já havia desembarcado 13 mil toneladas do mesmo produto.

Um fato que chama a atenção, na atual viagem do navio, foi seu tempo de espera no porto de Santos. Lá ele ficou fundeado, fora da barra entre os dias 05 e 25 de junho. Sendo que em dois dias atracados ele descarregou a carga destinada aquele porto e pode seguir viagem. Observem que a espera por longos 20 dias acarretou um custo extra aos compradores da carga. Já que o  navio estava fretado para eles. E isto, além de encarecer a mercadoria, vai se refletir em toda a cadeia produtiva. Tratar este problema é fundamental para que possamos consolidar nosso desenvolvimento socioeconômico. E para que isto ocorra temos de investir na atualização de nossos portos. Pois quanto mais modernos, mais ágeis eles serão. Consequentemente mais cargas podem atrair resultando em ganhos econômicos para o Brasil. Pois além de gerar trabalho, elevam a arrecadação de todas as empresas ligadas ao setor. Que este problema ocorrido em Santos nos sirva de exemplo. Alertando para a necessidade de investirmos mais recursos nos nossos portos e na nossa hidrovia.


Fotos: Carlos Oliveira

-- 
    Vanderlan Vasconselos
         PRA SER FELIZ SEMPRE

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário