quinta-feira, 12 de julho de 2012

Barcaça–tanque “Guaíba” transporta óleo combustível para porto de Rio Grande. E o povo, o que tem a ver com isso?

Partiu na manhã de quarta-feira (11) a barcaça-tanque “Guaíba”, de propriedade de Navegação Guarita S/A, com destino ao Super Porto de Rio Grande. Carregada no Terminal de Uso Privado da Petrobras, localizado no rio Gravataí, a mesma tem como destino final o Píer Petroleiro de Rio Grande. Em seus tanques estão armazenados 1.400 toneladas de óleo combustível e 1.300 toneladas de óleo combustível Leve (LCO).

O envio desta carga por via fluvial representa uma economia muito grande na redução de custos de frete. Agrega segurança no seu transporte, pois na hidrovia a possibilidade de acidentes é infinitamente menor. Representa uma opção ecologicamente correta, pois polui menos. E principalmente é um indicativo da importância do transporte marítimo e fluvial para o setor produtivo. Enquanto a passagem da embarcação pelas águas não chama a atenção da população. Pois navega silenciosa sem interferir na circulação da população. Se este mesmo volume de carga tivesse de ser transportado por via rodoviária, equivaleria a inserção de no mínimo 90 caminhões-tanques em nossas estradas. Esta comparação serve para explicar o porquê, diariamente, muitos trabalhadores passam horas e horas presas nos engarrafamentos. Principalmente os que transitam pela BR-116, no trecho de Canoas. Um dos mais movimentados do Brasil.

A falta de planejamento estratégico. A não racionalização de nossos recursos. É sem dúvida a causa de muitos de nossos problemas. Pensar na utilização racional de nossas hidrovias é não só uma questão de respeito para com o cidadão, mas vital para nosso crescimento socioeconômico.

Foto: Carlos Oliveira

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