Partiu na
manhã de quarta-feira (11) a barcaça-tanque “Guaíba”, de propriedade de Navegação
Guarita S/A, com destino ao Super Porto de Rio Grande. Carregada no Terminal de
Uso Privado da Petrobras, localizado no rio Gravataí, a mesma tem como destino
final o Píer Petroleiro de Rio Grande. Em seus tanques estão armazenados 1.400
toneladas de óleo combustível e 1.300 toneladas de óleo combustível Leve (LCO).
O envio
desta carga por via fluvial representa uma economia muito grande na redução de
custos de frete. Agrega segurança no seu transporte, pois na hidrovia a
possibilidade de acidentes é infinitamente menor. Representa uma opção
ecologicamente correta, pois polui menos. E principalmente é um indicativo da
importância do transporte marítimo e fluvial para o setor produtivo. Enquanto a
passagem da embarcação pelas águas não chama a atenção da população. Pois
navega silenciosa sem interferir na circulação da população. Se este mesmo
volume de carga tivesse de ser transportado por via rodoviária, equivaleria a
inserção de no mínimo 90 caminhões-tanques em nossas estradas. Esta comparação
serve para explicar o porquê, diariamente, muitos trabalhadores passam horas e
horas presas nos engarrafamentos. Principalmente os que transitam pela BR-116,
no trecho de Canoas. Um dos mais movimentados do Brasil.
A falta de
planejamento estratégico. A não racionalização de nossos recursos. É sem dúvida
a causa de muitos de nossos problemas. Pensar na utilização racional de nossas
hidrovias é não só uma questão de respeito para com o cidadão, mas vital para
nosso crescimento socioeconômico.
Foto: Carlos
Oliveira
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