sábado, 7 de julho de 2012

A importância dos terminais de contêineres para nossa economia.


O nosso Estado possui no Terminal de Contêiner de Rio Grande – TECON Rio Grande S.A., seu único terminal especializado capaz de enviar nossa produção por meio de contêineres para o resto do Brasil e do mundo, a baixo custo.

Há alguns anos, existiu uma movimentação tímida de contêineres em Porto Alegre, depois substituída pelo Terminal Santa Clara, do Polo Petroquímico de Triunfo, e que hoje não existe mais. Esta falta de opção demonstra como é frágil nossa política para o setor, se é que ela realmente existe. Pois não podemos alimentar o terminal de Rio Grande com contêineres transportados por via hidroviária; nem podemos embarcá-los diretamente para outros portos do Brasil e exterior, a não ser pelo TECON Rio Grande. Este fato resulta num alto custo de transporte dos nossa produção até Rio Grande. O que faz com que seja mais econômico, em alguns casos, enviá-la via rodoviária para o Estado de Santa Catarina e de lá embarcarmos nos grandes navios porta-contêineres.

Na falta de projetos realistas e viáveis, nos contentamos com discursos visionários. Distantes da realidade e que em nada contribuem para a solução de nosso problema de logística. Nossos rios, lagos e lagoas continuam sendo pouco explorados; e nossas rodovias cada vez mais cheias de veículos pesados. Causando um desgaste excessivo das mesmas, exigindo mais e mais recursos para sua manutenção. Sem que nunca consigamos tê-las no padrão desejado de segurança e conforto.

Veja o caso que esta ocorrendo agora no porto de Rio Grande. Lá estão atracados dois navios especializados neste tipo de transporte, são eles: “Zim Monaco” e o “Maersk Liquen”.

O “Zim Monaco” é um navio com 260 metros de comprimento e 32,25 metros de largura, e que possui bandeira registrada na pequena ilha mediterrânica de Malta. Em sua viagem atual o mesmo veio do porto de Montevidéo no Uruguai e segue para o porto de Itajaí em Santa Catarina. No nosso porto ele esta carregando 80 contêineres de 20 pés e mais 150 de 40 pés cheios. Sem falar no embarque de mais 100 contêineres de 40 pés vazios. Por sua vez também aproveita para descarregar 60 contêineres de 20 pés e 120 de 40 pés cheios. São produtos que enviamos e recebemos de outros portos.

Já o “Maersk Liquen” é uma embarcação bem maior. Mede 299 metros de comprimento e sua largura chega a 45,20 metros sendo que ele esta registrado nas Ilhas Marshall. Sua atual viagem também inclui uma escala no porto uruguaio de Montevidéo, e seu próximo porto será o de Itapuã, na Bahia. Em Rio Grande o navio deve descarregar 230 contêineres vazios de 40 pés, e irá embarcar 322 cheios de igual tamanho.

Por pertencerem a empresas diferentes, os navios cumprem rotas distintas e atendem as necessidades específicas de seus clientes. Conhecer a existência destas empresas e das opções que elas nos apresentam é vital para nossos empresários poderem ter atendidos seus desejos e suas necessidades. Dar divulgação para eles é o mínimo que devemos fazer. Pois caso contrário, perderemos cargas para outros portos que sabem divulgar seus potenciais e seus recursos.

Lutar pela melhor utilização e fortalecimento das nossas hidrovias é lutar pelo nosso crescimento socioeconômico. Pois além de termos um meio de transporte mais econômico e barato, para escoarmos nossa produção ou recebermos nossas encomendas; teremos um Rio Grande melhor. Com ar mais puro, menos poluição e com custo de vida muitíssimo menor. E este benefício não esta restrito apenas aos municípios e as populações ribeirinhas. Ele é geral, e se estende a toda população do nosso Estado.

Foto: Carlos Oliveira

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