segunda-feira, 30 de julho de 2012

Agência Maritima Orion traz a Porto Alegre navio turco “Barbaros kiran”.


Chegou ao porto de Porto Alegre, no inicio da tarde de sexta-feira (27) o navio turco “Barbaros Kiran”. A iniciativa coube à Agência Maritima Orion, operadora portuária habilitada junto ao porto da capital do Estado para este tipo de operações. Nos porões do navio esta um carregamento de 14 mil toneladas de insumos para a indústria de fertilizantes.
Um fato interessante pode ser dito sobre o navio mercante “Barbaros Kiran”. Embora hoje ele ostente a bandeira turca. O mesmo foi construído no ano de 1985, pelo Estaleiro Ilha S/A – EISA, localizado na ilha do Governador, Estado do Rio de Janeiro. Na época recebeu o nome da “Bahia”, e seu proprietário foi a Navegação Mansur. Seu projeto é idêntico ao do navio “Frotargentina” que aqui esteve atracado no Cais Mauá, durante o ano de 2011, a espera de um comprador. E que só saiu no final do ano, com o nome de “Frota” e bandeira da pequena ilha de Saint kitts and Nevis, rumo ao Paquistão para ser desmanchado. Outro navio da mesma classe é o “Espítiro Santo”, que ainda continua a operar em nossas águas com a bandeira brasileira.
Como podemos ver estes navios representam um período de ouro da indústria naval brasileira. Que sucumbiu devido ao não estar preparado para enfrentar o mercado internacional em pé de igualdade. Este fato demonstra o quanto o setor naval, seja ele de construção como de navegação e portuário são importantes para o nosso país. Não só pelo potencial de geração de empregos, mas para garantir que nossa produção e importação cheguem com preço mais competitivo ao seu destino final. Ter uma política forte para o setor é um dever de todo governo comprometido com o desenvolvimento pleno de nossa sociedade. É isto que devemos cobrar de nossos representantes eleitos. Pois este é o melhor dos caminhos a ser tomado. Gerando empregos e garantindo um futuro melhor.
Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário