quinta-feira, 19 de julho de 2012

Após descarregar sua carga navio mercante “Eva” parte do porto da capital.



O navio mercante “Eva” de bandeira maltesa, partiu na manhã desta quarta-feira (18) após ter descarregado sua carga de cloreto de potássio e super fosfato simples. A embarcação que havia chegado no meio da tarde de sábado (14), deixou em nosso porto, muito mais do que insumos para a indústria de fertilizantes; mas a garantia da manutenção do emprego para os 150 trabalhadores cadastrados no Órgão Gestor de Mão-de-Obra – OGMO.
Se comparado a realidade de outros portos brasileiros, como o de Santos, que possui 7 mil trabalhadores, nosso porto gera um número muito pequeno empregos. Esta realidade, que no passado já foi muito maior. Atingindo a casa do milhar, só será revertida, se o porto receber investimentos que o capacitem. Investir de forma inteligente é fundamental para que o mesmo passe a receber um número maior de navios e um volume maior de cargas. Criando desta forma uma demanda capaz de abrir novas vagas de emprego. Sem o comprometimento do atual nível de renda dos trabalhadores.
Como podemos constatar, o potencial de geração empregos de um porto é muito grande. No entanto não podemos apenas nos preocupar em gerar empregos, e sim, buscar isto com a manutenção do nível de rendimento do trabalhador. Porque se isto não acontecer a qualidade dos trabalhadores e do seu serviço acaba baixando.
Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário