sábado, 27 de junho de 2015

Navio mercante “Aliança Energia” chega a Porto Alegre.

Eram 09:52 da manha chuvosa  e fria de quarta-feira (27/MAI) quando o navio mercante “Aliança Energia” foi visto navegando pelo Canal do Cristal já em Porto Alegre. O navio que é operado pela empresa Aliança Navegação e Logística, uma empresa brasileira subsidiária da multinacional alemã Hamburg Süd. Foi alugado da empresa alemã Winter Reederei, com sede na cidade de Hamburgo, na Alemanha, no ano de 2014. Num contrato com duração inicial de três anos ampliável por mais um ano se isto for do interesse da Aliança Navegação e Logística. Por este motivo o “Aliança Energia” ostenta a bandeira brasileira sendo considerado um navio nacional.


Em Porto Alegre o navio concluiu a sua atracação às 11:45 junto ao antigo terminal de contêineres, na área do Cais Navegantes. Um espaço nãocoberto pelo sistema do ISPS-Code. E que tem sido utilizado para a realização de embarques de cargas de projeto. Após a outra área disponível para este tipo de operação, ter sido alugada, pela Superintendência de Portos e Hidrovias - SPH, administradora do porto, para que uma empresa privada pudesse realizar a montagem de guindastes.

A operação na qual o “Aliança Energia” esta envolvido, vai envolver o embarque de dois transformadores.  Cada um com peso de 270 toneladas, sendo ambos produzidos pela filial da empresa Alstom localizada no município de Canoas. O destino destes transformadores será o porto paraense de Belém. E a operação de carregamento esta prevista para iniciar na quinta-feira (28/MAI). Já que o dia de hoje será dedicado a preparação do navio para o recebimento da carga. Finalizando, a coordenação do trabalho correrá por conta do escritório local da Agência Marítima Orion, que possui larga experiência neste tipo de operação. Pois tem sido a responsável por todos os demais embarques realizados com este tipo de carga e este tipo de navio.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário