domingo, 28 de junho de 2015

AQUI AFUNDA OS RECURSOS DO RS

Navio mercante “Blue Fury” parte vazio de Porto Alegre.


Eram 07:30 da manhã de fria de domingo (31/MAI) quando o navio mercante panamenho “Blue Fury” desatracou do cais Navegantes, onde se encontrava desde domingo (24/MAI). O navio que trouxe um carregamento de 6.500 toneladas de ureia partia com seus porões completamente vazios. Mesmo nós sendo um dos estados que mais produz cereais no Brasil. E que, com toda a demanda existente, só possui nos terminais privados, do porto de Rio Grande, a capacidade de realizar operações de carregamento nos navios graneleiros que aqui atracam.

Esta deficiência é um sério sinal de alerta para os nossos governantes. Pois indica uma deficiência séria na nossa administração portuária. Que no caso dos portos administrados pela Superintendência de Portos e Hidrovias - SPH é altamente deficitária aos cofres públicos. E no caso da Superintendência de Rio Grande – SUPRG, embora não seja deficitária mostra onde existe uma carência de capacidade operativa. Carência esta que limita o desempenho do referido porto, que poderia ser bem melhor.

No geral o que temos de buscar é sempre o melhor para o nosso estado. E no momento, não tenho nenhuma sombra de dúvidas que, devolver a concessão recebida pela União para administrar os portos interiores é a solução. Já que a SPH não consegue obter um desempenho mínimo para se sustentarem economicamente. Motivo pelo qual drena todos os meses recursos que nos são tão difíceis de conseguir. E que investidos em outros seguimentos poderiam dar melhor resultado ao interesse público. Ao se fazer isto, repassaríamos à União, a responsabilidade não só de tocar o negócio. Mas principalmente, de achar um investidor interessado em tocá-lo, com níveis de eficiência bem maiores do que os que podemos obter.

Pensem nisso, pois isto é importante para que o nosso estado possa recuperar sua economia e sua capacidade de ser competitivo do ponto de vista logístico.

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

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