quarta-feira, 24 de junho de 2015

“Balsa Grega III” é carregada com transformadores.

A balsa “Grega III” de propriedade da empresa porto-alegrense Grega Shipping se encontra atracada junto ao cais Navegantes do porto de Porto Alegre para ser carregada com sete (07) transformadores. A operação conta com o apoio do rebocador “Grega XXI” também da mesma empresa. Que esta sendo empregado no apoio do posicionamento da balsa junto ao cais.

Nesta operação, em que a balsa fica perpendicular ao cais, o rebocador é utilizado para anular o efeito da correnteza, que tende a empurrara a balsa, mas que tem de ficar estática para permitir a entradas das carretas com os respectivos transformadores. Numa manobra muito delicada, tendo em vista o peso de cada peça e a necessidade de se manter a balsa estável e nivelada. Segundo nos foi revelado, são sete (07) os transformadores a serem embarcados. Sendo três (03) de 123 toneladas; dois (02) de 154 toneladas, e outros dois (02) de 189 toneladas. Que serão colocados em três linhas com dois em cada extremidade e os três de igual peso na linha central. Desta forma a distribuição do peso se faz por igual. Garantindo a segurança para a navegação da balsa.

O destino da balsa será o porto de Rio Grande. Onde os transformadores serão descarregados e reembarcados no navio mercante “Aliança Energia”, de bandeira brasileira. Que os levará para os portos de Vila do Conde, localizado no município de Barbacena e no porto de Belém, ambos no estado do Pará.

Nas fotografias aqui vinculadas, que foram feitas na tarde de quinta-feira (21/MAI) é possível de se ver inicialmente a balsa atracada junto ao cais Navegantes, tendo ao seu lado o rebocador “Grega XXI” e nas demais já posicionada recebendo os transformadores e a intensa movimentação dos veículos de cargas empregados no transporte dos mesmos. Aos leitores pedimos desculpas pelo baixo padrão de algumas das fotografias. Mas talvez estas sejam as únicas disponíveis para o grande público que conseguem mostrar a grandeza e a complexidade desta operação. Que tem na Agência Marítima Orion a responsabilidade técnica pela sua coordenação.

Muito Obrigado!

Vanderlan Vasconselos

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário