domingo, 4 de novembro de 2012

Navio-tanque “Guarujá” retornou com mais um carregamento de GLP.


O navio-tanque “Guarujá” retornou na manhã de quarta-feira (31) com mais um carregamento de 2 mil toneladas de gás liquefeito de petróleo – GLP.

 Reabastecido no porto de Rio Grande, o navio da Petrobras esta operando de forma direta no nosso Estado. Por sinal, nos últimos dias aqui estiveram os quatro navios que a estatal brasileira do petróleo possui: “Guará”, “Guaporé”, “Guarujá” e “Gurupi”. Sendo que o “Gurupi” veio apenas a Rio Grande com um carregamento de GLP que foi transferido aos demais navios gaseiros. Estes navios, quando foram construídos no Japão para a Petrobras, levaram em consideração a altura máxima de que poderiam ter. Isto para que pudessem passar pelo vão móvel da ponte do Guaíba. Seu projeto os capacitou a transportarem até 4.000 toneladas de GLP. No entanto o nosso calado de 5,18 metros é um limitador importante, fazendo com que os mesmos só transportem 2.000 toneladas por viagem.

A presença de tantos navios gaseiros no nosso Estado é um indicativo de que nosso consumo de GLP esta elevado. E que a Petrobras esta por fazer um grande esforço no nosso abastecimento. Evitando com isto uma possível falta do produto que é imprescindível nos dias de hoje.

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário