quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Navio-tanque “Guaporé” parte após descarregar gás em Canoas.


O navio-tanque “Guaporé” que aqui chegou na manhã de quinta-feira (01), com um carregamento de gás liquefeito de petróleo – GLP, partiu na tarde de sábado (03) rumo a Rio Grande.

Recentemente fui questionado sobre o motivo pelo qual dou tanto destaque a vinda destes navios a região de Porto Alegre. E se não era um exagero que estava cometendo. A verdade é que busco dar destaque para algo que passa despercebido do grande público. E que, no entanto é de extrema importância a toda sociedade do Rio Grande do Sul. Atualmente só há um local de envasamento do gás liquefeito de petróleo – GLP em nosso Estado. Isto ocorre nos municípios de Canoas e Esteio. Sendo que o terminal que possibilita o desembarque deste tipo de gás, esta localizado no município de Canoas. Hoje já existe a ideia na Petrobras, de se construir um terminal gaseiro junto ao porto de Rio Grande. Possibilitando não só seu armazenamento, mas o envasamento do mesmo em botijões. Esta é uma atitude estratégica que esta por ser implantada, embora não se saiba quando.

 O importante é que nós, governo e sociedade, temos de nos dar conta da importância que a hidrovia possui para nosso bem-estar. Somente assim será possível desenvolver uma política para o setor. De forma que o mesmo possa realmente dar, à sociedade, um retorno eficaz do qual ela é capaz. Retirando cargas de nossas rodovias e transportando-as de maneira segura e mais econômica pela água. Possibilitando um uso mais racional dos veículos de carga pesada. Que ao invés de fazerem grandes percursos terrestres, vão realizar trajetos menores. Somente assim vamos poder reduzir custos, desperdícios e recursos naturais (combustível) e financeiros. Pensem nisso!

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário