quinta-feira, 29 de novembro de 2012

“AS Elenia” atraca para felicidade dos trabalhadores portuários.


Após 20 dias sem trabalho, os trabalhadores portuários avulsos (TPA) do Porto Organizado de Porto Alegre, voltaram à atividade. Isto ocorreu com a chegada do navio mercante liberiano “AS Elenia”. Que aqui atracou na manhã de terça-feira (27). A alegria dos trabalhadores portuários era evidente. Embora o volume de carga transportado fosse relativamente pequeno, apenas 5.500 toneladas de fosfato monamônico. A carga é proveniente do porto marroquino de Jorf Lasfar. E em sua viagem pela costa brasileira, o “AS Elenia” fez escalas nos porto de Barra dos Coqueiros (Sergipe) e Vitória (Espírito Santo).

Em Porto Alegre, sua última escala a permanência do navio deveria ser rápida. Com previsão inicial de partida do navio já para o dia seguinte ao de sua chegada. No entanto devido ao fato do dono da carga não ter armazém para depositaá-la junto ao porto. O processo de descarga tornou-se um pouco mais demorado. Já que todo o volume teve de ser transportado até o município de Canoas. Por este motivo a previsão de partida do navio foi transferida para a quinta-feira (29). Bom para os trabalhadores portuários, mas ruim para o dono da carga. Cujo custo de operação ficou mais elevado.

Como podemos constatar a falta de investimentos na área portuária esta dando seus sinais há algum tempo. Não só pela redução do tipo de carga movimentada, como também pela redução do número de navios e de carga recebidos e movimentados respectivamente. E isto é preocupante, pois nos torna vulneráveis e nos retira o poder de negociação. Pensem nisso!


Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário