domingo, 4 de novembro de 2012

“Alianca Pearl” chega com carregamento de cloreto de potássio.




O navio mercante “Alianca Pearl chegou na manhã desta quinta-feira (01) ao porto de Porto Alegre com um carregamento de 8.000 toneladas de cloreto de potássio granulado. O navio possui 198,91 metros de comprimento e sua largura chega a 30,13 metros. Registrado na Libéria, o navio tem por armador a empresa Rudolf A. Oekter – RAO. Já com relação ao seu nome é comum que se refiram ao navio como “Aliança”, com “Ç”. No entanto, a grafia correta é “Alianca” com “C”. Uma justificativa para que isto ocorra, é a necessidade de se evitar que dois navios tenham o mesmo nome. Fato que poderia gerar muitos problemas para os órgãos de fiscalização internacionais. Mas isto são amenidades, voltando ao que interessa.

Sua carga foi embarcada originalmente no porto alemão de Hamburgo. E antes de chegar ao nosso Estado o navio fez uma escala no porto de Santos, de onde saiu no último dia (24/10). Na sequencia o “Alianca Pearl” rumou para Rio Grande, onde fundeou fora da barra às 17 horas do dia 29 de outubro. Sua entrada se realizou no dia seguinte, com o navio vindo a atracar às 04:04 da madrugada no Porto Novo. Neste local foram descarregados 7.000 toneladas de cloreto de sódio, antes de o navio partir para seu novo destino: Porto Alegre.

No porto de Porto Alegre os trabalhos devem ocorrer a partir da tarde de quinta-feira (01). Sendo que na sexta-feira (02) feriado de finados os mesmos serão suspensos. Com isto se reduz o custo da operação de descarga do navio, que é acrescido em 100% por se tratar de um feriado. Esta é uma decisão que o dono da carga toma, mesmo sabendo que terá de pagar pela permanência do navio em nosso porto.

Daqui, o próximo destino do navio será o porto argentino de San Lorenzo. Fato que sempre é lamentável, pois perdemos a oportunidade de escoar nossa rica produção agrícola de porto de Porto Alegre. Mas quem sabe, algum dia esta realidade mude, e o nosso porto retome sua capacidade de também ser um porto de embarque da produção agrícola.

Fotos: Carlos Oliveira

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