sexta-feira, 23 de novembro de 2012

19 de Novembro – Dia da Bandeira.



Ano passado, após assumir o cargo de diretor superintendente da SPH, um fato me chamou a atenção. A autarquia não tinha por hábito hastear a bandeira nacional junto a sua sede. Para mim que fui vereador e prefeito de Esteio, ter as bandeiras nacional, estadual e municipal hasteadas sempre foi algo natural. Busquei me informar o motivo pelo qual isto ocorria e se havia a necessidade de compra-las. E para surpresa minha fui informado que as bandeiras nacional e estadual estavam relacionadas como patrimônio da instituição. Motivo pelo qual elas eram pouquíssimo utilizadas, já que em caso de dano, sua baixa ou substituição exigia um trâmite burocrático muito grande. Segundo me foi relatado, as datas em que isto ocorria era na semana da pátria, semana farroupilha e no dia da bandeira. Independente desta realidade, a final de contas era uma repartição pública e existe um regramento para isto, solicitei que as bandeiras nacional, estadual e da SPH fossem preparadas e passei a missão de hasteá-la diariamente para a Guarda Portuária.

Um registro especial foi feito quando do primeiro dia em que isto ocorreu. Quando os guardas portuários Fábio e Sandro, lembrando-se do seu tempo de quartel, felizes hastearam as bandeiras no terraço do prédio da administração. A bandeira da SPH, talvez pela primeira vez em sua história também estava lá. Mostrando para a cidade sua existência. Buscava assim resgatar o espírito patriota e de pertencimento que o porto deveria ter para os seus funcionários e para a cidade. Este foi apenas um gesto simples, Mas que no conjunto de outros gestos, principalmente no campo administrativo mudaram a dinâmica da autarquia. Em dados comprovados pela Secretaria da Fazenda, que acusou um aumento de 100% na arrecadação; pela Marinha do Brasil, que me concedeu uma medalha de “Amigo da Marinha”; pela própria comunidade portuária, que viu uma melhora nas condições de trabalho por parte dos operadores portuários propriamente dito.

No entanto, a maior parte deste ano eu não estive mais a frente da SPH. E um dos fatos que me chamou muito a atenção, foi exatamente a ausência das bandeiras junto ao terraço prédio da administração. Nas várias vezes em que vim a Porto Alegre, isto sempre me marcou. Esperei em silêncio que as datas, antes relacionadas como de hasteamento habitual, chegassem. E para decepção tanto na semana da pátria quando na semana farroupilha, as bandeiras não tremularam no topo dos mastros. Apenas no dia da bandeira, que também não é feriado, isto ocorreu. Ao escrever este texto, não estou criticando ninguém. Apenas expresso meus sentimentos e a esperança sempre renovada de que um dia nosso Brasil seja um país melhor de se viver e trabalhar. Pois sei que para que isto não é preciso de muita coisa. Apenas de pequenos e singelos bons atos. Feitos e repetidos dia após dia.

Pensem nisso!

Baixo segue link para a letra do hino à bandeira. Simples e fácil de gravar. E que revelam a sabedoria de nosso grande poeta Olavo Bilac.

http://www2.planalto.gov.br/presidencia/simbolos-nacionais/hinos/hino-a-bandeira-nacional-letra-pdf-17.5-kb

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário