quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Ao partir navio mercante “Santa Anna” realiza manobra de giro irregular em frente ao cais Navegantes.




Na tarde de terça-feira (06) após ter concluído sua operação de descarga, o navio mercante “Santa Anna” partiu do porto de Porto Alegre. No entanto o que chamou a atenção foi à realização do giro do navio em frente ao cais Navegantes. No mesmo local onde ano passado o navio mercante “Santa Katarina” encalhou. E que não possui sinalização por boias demarcando a bacia de evolução.

Vale a pena frisar, que a realização desta manobra não esta de acordo com as normas de segurança estabelecidas pela Marinha do Brasil, mesmo que o local comporte sua realização. Pois o local não possui largura mínima compatível com o comprimento do “Santa Anna”. Esta realidade é do conhecimento da administração do Porto Organizado de Porto Alegre. Tendo em vista que faz parte processo aberto para esclarecimento das condições em que ocorreu o encalhe do navio mercante “Santa Katarina”. E de posterior questionamento realizado pela própria Marinha do Brasil à administração da Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH.

Com isto, faço aqui o registro do fato, pois julgo ser importante dar visibilidade a esta irregularidade. Da qual o Estado não pode ser omisso e aceitar, sob-risco de ser solidário no pagamento dos custos e despesas caso algum acidente venha a acontecer no local.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário