segunda-feira, 5 de novembro de 2012

CESA recebe embarcação com carregamento de trigo.


Finalmente, após um longo tempo, a filial da Companhia Estadual de Silos e Armazéns – CESA, instalada estrategicamente junto ao Porto Organizado de Porto Alegre, recebeu uma embarcação para operação de descarga. Ao longo de todo o ano passado (2011) as únicas operações que ocorreram foram de embarque de arroz. E isto em dois momentos distintos, ao longo de todo o ano. Já no ano de 2012, nenhuma operação de carga ou descarga havia sido realizada até o presente momento. Demonstrando uma subutilização preocupante desta estrutura tão importante para a nossa economia.

A operação que temos orgulho de anunciar, em primeira mão, foi presenciada na manhã de quinta-feira (01). Quando a barcaça graneleira “Frederico Madörin”, de propriedade da Navegação Aliança ali atracou com um carregamento de 4.500 toneladas de trigo argentino. A viagem do “Frederico Madörin” teve início no Porto Novo de Rio Grande, quando o mesmo recebeu o trigo, em uma operação de transbordo da carga, proveniente do navio mercante “Bulk Valiant”. Na sequencia o terminal da CESA também deve receber a barcaça “Trevo Vermelho”, com mais 4.500 toneladas de trigo, finalizando desta forma a atual operação.

O importante, e isto faço questão de assinalar, é que as instalações da CESA estão aptas a realizar sua função original de armazenar a um custo baixo os alimentos por nós produzidos ou consumidos. Auxiliando ao setor público na realização de uma política de segurança alimentar. Que cumpre tanto a função de armazenamento de alimentos para os períodos de estoques mais baixos, evitando com isto o aumento excessivo dos preços para os consumidores; quanto possibilitar ao produtor armazenar sua produção para que possa ser vendida com um preço melhor. O armazenamento possibilita a escolha do melhor momento de venda da produção. Evitando com isto que todos os produtores tenham de vender sua produção no mesmo tempo. Fato que acarretaria na redução do valor pago ao mesmo.

Concomitantemente a isto, temos de chamar a atenção para a necessidade de se investir na qualificação e capacitação das instalações da CESA. Somente assim elas poderão cumprir a missão que lhes foi destinada há anos. E que infelizmente não tem conseguido cumprir na intensidade de que nossa sociedade precisa e deseja. Pensem nisso!

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário