terça-feira, 26 de junho de 2012

Transformadores partem em balsa para o Espírito Santo.



Atracado junto ao Cais Navegantes, do Porto de Porto Alegre, desde o dia 18, partiu no final da manhã de hoje (26) a balsa “TS-6”, de propriedade da empresa Tranship. Em seu convés estavam quatro transformadores produzidos pela empresa Alstom, de Canoas, cujo peso unitário é de 97,4 toneladas. A operação conta com o apoio do rebocador “TS Atirado”, que possui 19,98 metros de comprimento, 7,6 metros de largura e pesa 108 toneladas. E que é equipado com dois motores Volvo Penta modelo D25A MT, com potência máxima de 1.280 HP. Sua construção ocorreu no ano de 2001, sendo que o mesmo esta registrado no porto do Rio de Janeiro.

Já a balsa “TS-6” possui comprimento total de 60 metros e 16,50 metros de largura. Seu convés para o transporte de carga mede 53 metros de comprimento por 13 de largura. E sua estrutura foi projetada para suportar um peso de até 10 toneladas por metro quadrado. O projeto foi encomendado à empresa Intecniel, de Erechim. Que confeccionou os blocos de aço e os transportou até o local de montagem na cidade de Itajaí – SC. Tendo sido concluído sua construção no presente ano. Sendo seu peso total de 904 toneladas.

Antes da partida da balsa, ocorreu uma vistoria técnica obrigatória por parte da Marinha do Brasil, a fim de liberar sua viagem. Já os transformadores se destinam à Subestação de Viana, no Estado do Espírito Santo. E o tempo de viagem até o porto de Vitória é estimado em torno de 4 dias.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário