segunda-feira, 11 de junho de 2012

“Guaratan” leva óleo combustível para Terminal Petroleiro de Rio Grande.

A barcaça tanque “Guaratan”, de propriedade da Navegação Guarita S.A. saiu na tarde deste sábado (09) com destino ao Terminal Petroleiro da Petrobras, localizado no Super Porto de Rio Grande. Em seus tanques a embarcação transporta 3.400 toneladas de óleo combustível e 450 toneladas de óleo ciclo leve – LCO, que foram embarcados no Terminal de Uso Privado (TUP) da Petrobras, localizado no município de Canoas, as margens do rio Gravataí.
O transporte deste tipo de produto é rotineiro, e serve para o abastecimento dos navios mercantes que passam pelo porto de Rio Grande. O fornecimento do produto tem como origem a Refinaria Alberto Pasqualini – REFAP, que produz o combustível consumido pelas embarcações comerciais. Em Rio Grande o mesmo é armazenado em tanques, e repassado a outras embarcações que os levam diretamente para os navios que necessitam do reabastecimento. Este tipo de operação não pode ocorrer nas águas do Guaíba, e não é raro o navio mercante de longo curso que aqui aporta realizar a operação de reabastecimento em Rio Grande e não na capital do Estado. Por ser uma operação que apresenta risco ao meio ambiente, uma série de cuidados são tomados sempre que há carregamento ou descarregamento do navio, ou o abastecimento dos navios mercantes. Neste caso, são colocadas barreiras flutuantes de contenção ao redor da embarcação, no intuito de evitar que algum óleo que vaze na água e se espalhe no meio ambiente. As equipes encarregadas pelas operações também recebem treinamento específico, a fim de operarem dentro dos mais rígidos padrões de segurança internacional.
Do ponto de vista econômico, podemos chamar a atenção que o transporte deste volume de combustível pela hidrovia é muito mais seguro e barato. Pois carga semelhante teria de ser embarcada no mínimo em 128 caminhões tanque. Resultando em um custo mais elevado no tocante ao frete, e num risco muito maior de acidentes. Pela hidrovia este custo além de ser bem menor, tem a certeza de que a percentagem de acidente é infinitamente menor.
Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário