quinta-feira, 21 de junho de 2012

Estado exporta farelo de soja para a Europa.

Encontra-se atracado no Porto Novo, da cidade de Rio Grande, o navio mercante “Agia Valentini”, em seus porões esta sendo embarcado um carregamento composto de 22.400 toneladas de farelo de soja. A mercadoria será levada para o porto holandês de Roterdan.

O “Agia Valentini”, possui registro em Chipre, e mede 229 metros de comprimento e possui largura máxima de 32,24 metros. Ele atracou no porto de Rio Grande no domingo, dia 19 às 04:50. E a operação de carga iniciou-se às 17:20 do mesmo dia. Parte de sua carga de farelo de soja esta sendo transferida (transbordada) diretamente da barcaça graneleira “Rio Grande do Sul”. Que pertence a empresa Frota de Petroleiros do Sul, e que foi carregado com 2 mil toneladas no Terminal de Uso Privado (TUP) da empresa Bianchini em Canoas. Medindo 84,34 metros de comprimento e possuindo largura máxima de 12,50 metros, o “Rio Grande do Sul” faz parte do esforço das nossas empresas de navegação em busca da sobrevivência.
A navegação interior, antes tão rica e diversificada, esta hoje limitada a poucas empresas com poucas embarcações. Nada revelando a grandeza que foi no passado não muito distante. Esta realidade reflete um dos nossos maiores erros estratégicos. Que foi o de privilegiar o setor rodoviário sobre o do transporte hidroviário e ferroviário. Condenando ambos a perda de volume de carga. Fato que enfraqueceu economicamente o setor, e em contra partida encareceu nosso custo de vida e de produção.
É por este motivo que devemos dar visibilidade à utilização da hidrovia. Pois é valorizando as empresas que a exploram é que nós vamos mostrar aos demais interessados o caminho a ser seguido. Isto não acontecerá do dia para a noite. Mas quando ocorrer, certamente nos trará grandes benefícios econômicos. Gerando riquezas e progresso a todo o nosso Estado.

Foto: Carlos Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário