quarta-feira, 27 de junho de 2012

Professor Sergio Barros ministra curso gratuito sobre risco ambiental.


Iniciou-se na segunda-feira (25) o curso gratuito sobre “Risco Ambiental”, promovido com recursos públicos oriundos da Diretoria de Portos e Costas - DPC, da Marinha do Brasil. A elaboração do curso ficou a cargo da Fundação Para os Estudos do Mar – FEMAR, com sede no Rio de Janeiro. E o mesmo ocorre em parceria com o Órgão Gestor de Mão-de-Obra – OGMO, do porto de Porto Alegre.

Com vinte vagas disponíveis para a comunidade marítima e portuária. O curso visa qualificar os trabalhadores da área portuários, ampliando seus horizontes e possibilitando que eles identifiquem possíveis riscos e vulnerabilidades nos processos diários a que estão sujeitos. E que possam, como consequência, contribuir na redução do risco de acidente ou contaminação do meio ambiente nas empresas onde trabalham. Poder prever e evitar que isto aconteça é fundamental para o bom funcionamento de qualquer empresa, seja ela pública ou privada.

Para ministrar o curso, foi indicado o experiente professor Sergio Barros, da Universidade Federal Fluminense – UFF. O professor Sergio Barros já ministrou no ano passado o curso sobre “Gestão em Meio Ambiente”, em Porto Alegre.
Veja o  link: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=604.


E recentemente teve uma de suas alunas orientandas, Denise dos Santos Leite ministrando, nos mesmos moldes, o curso sobre “Direito Ambiental”. Veja o link: http://www.vcvesteio.blogspot.com.br/2012/05/portos-e-meio-ambiente-todo-cuidado-e.html

Embora os cursos sejam de pequena duração, o maior valor dos mesmos é o de alargar os conhecimentos de quem trabalha no porto e com navegação. Possibilitando que o mesmo seja não apenas um trabalhador passivo, mas que possa interagir positivamente no processo. Contribuindo para evitar que problemas ambientais surjam ou se agravem. Devemos lembrar também, que o Estado, via Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH é cobrado pelos órgãos federais, entre eles a Agência Nacional de Transporte Aquaviário – ANTAQ por não possuir um corpo técnico qualificado para o assunto. E que no ano passado, o esforço para suprir esta deficiência envolveu inclusive o deslocamento de um funcionário do Porto de Pelotas, para assistir ao curso. E com isto buscar minimizar as deficiências existentes. Na época também foi incentivado aos guardas portuários que o cursassem. Pois este é o único setor da autarquia que realmente trabalha 365 dias por ano, 24 horas por dia. Logo sua qualificação era vista como essencial para a identificação de possíveis ameaças. Podendo com isto, de pronto, acionar os mecanismos de resposta a qualquer incidente.

Fica aqui os parabéns ao professor Sergio Barros, que de forma singela, mas prática, tem contribuído efetivamente para a qualificação daqueles que se interessam pelo estudo e acreditam ser possível termos um mundo melhor.

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário