domingo, 3 de junho de 2012

Polo Petroquímico de Triunfo recebe navio tanque “Rheingas”.

Chegou na manhã deste domingo (03) o navio tanque “Rheingas”, de bandeira liberiana, e registrado no porto de Monrovia. A embarcação foi o casco de número 381, construído pelo estaleiro holandês Scheepswerf Pattje B.V. da cidade de Waterhuizen. E teve sua entrega oficial ocorrida no dia 01 de março de 1992. O navio mede 99,97 metros de comprimento, e possuindo largura máxima de 15,93 metros, e possui dois tanques para transporte de gás. Cujas capacidades são respectivamente: Tanque N°1 igual a 1.314,8 m³ e tanque N° 2 de 2.924,91 m³. Devido à pressão interna dos tanques a temperatura de operação chega a menos 104°C. Sua tripulação é composta por 16 tripulantes. E o mesmo é operado pela empresa GasChem Service GmbH & Co, de Hamburgo – Alemanha.

Recentemente o navio sofreu manutenção obrigatória de rotina no Adriatic Shipyard Bijela – Boka Bay, de Montenegro, país recentemente criado após o desmembramento da Iugoslávia. Sua vinda ao Estado não é incomum. Tendo em vista que o mesmo opera com frequência entre os portos brasileiros de Aratu na Bahía, Rio de Janeiro, Rio Grande e no terminal Santa Clara, do Polo Petroquímico de Triunfo. A presente viagem teve como ponto de partida Puerto Rosales, na região de Baia Blanca – Argentina.
Da passagem do navio tanque “Rheingas” podemos tirar vários ensinamentos:
O primeiro é a importância que este tipo de navio possui no transporte de produtos, seja matéria-prima básica ou já processada para o setor industrial. Sem este tipo de embarcação nossa indústria não existiria ou trabalharia com muita dificuldade. Nem sua produção poderia ser comercializada no interior do país ou exportada.
O segundo ensinamento demonstra o potencial que a indústria naval possui. Pois o mesmo não se restringe a construção de grandes navios para a Petrobras, mas atinge também a construção, reparo e manutenção de embarcações muito menores. E que por força da rígida legislação internacional, têm de sofrer manutenções periódicas. Saber explorara este potencial é ter a chance de gerar riquezas, empregos, e bem estar social.
O terceiro ensinamento é a confirmação da importância que a hidrovia possui para o nosso Estado. Com a certeza, de que devemos insistir para que a mesma seja sempre prioridade nas políticas públicas. Recebendo verbas que garantam não só sua manutenção, mas sua melhoria.
Fotos: Carlos Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário