domingo, 24 de junho de 2012

Exposição que busca valorizar hidrovia no espaço do CREA-RS.

A exposição composta de 12 banners idealizada na minha gestão a frente da Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH, e que visa divulgar a importância da navegação, dos portos interiores e da hidrovia, ganha novo endereço. Desta vez ela foi montada na sala de atendimento da sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul – CREA-RS, localizado na rua São Luis, esquina com  a avenida Ipiranga, em Porto Alegre.
Nas belas fotografias que revelam não só a sensibilidade do fotógrafo, mas que registram parte do passado ressente e do presente da navegação em nosso Estado. A exposição busca provocar a reflexão de quem a vê. Nela é possível de se ver um navio navegando cheio de contêineres. Fato que ocorreu por um breve período de tempo, e que foi abandonado. Como resultado, temos mais caminhões trafegando pelas nossas rodovias. Em outra fotografia é possível de se ver o porto da Capital com três navios atracados e descarregando simultaneamente. Ao mesmo tempo que isto é estimulante, também possibilita o questionamento do porque esta visão é tão rara no nosso dia-a-dia. E o quanto a hidrovia ou os nossos portos interiores são subutilizados.
Com relação ao atual espaço em que ela se encontra, nas dependências do CREA, abre-se uma nova oportunidade para reflexão. Já que não existe navegação sem que haja interação com a sociedade de engenharia. Sem engenheiros não se projetam nem se constroem navios, guindastes, instalações e todos os equipamentos necessários ao bom funcionamento das embarcações e dos portos. Os engenheiros também estão presentes na construção da hidrovia. Projetando seu traçado de forma a garantir maior segurança aos navios que a utilizam. Por este motivo, fico feliz em vê-la neste local tão nobre de nossa sociedade organizada. E desejo que a mesma consiga cumprir seu propósito maior de, por meio da reflexão plantar a semente de um futuro melhor.
Exposição: “Sistema Hidroportuário como sustentabilidade econômica, social e ambiental para o desenvolvimento do RS”.


Fotos de Carlos César Reis de Oliveira
Local: Sede do CREA-RS, Rua São Luis esquina Av. Ipiranga – Porto Alegre
Período: De 18 de junho há 06 de julho de 2012.
Horário Comercial


Fotos: Carlos Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário