sábado, 2 de junho de 2012

Polo Petroquímico de Triunfo recebe navio tanque “Philine Schulte”.

Chegou na manhã de quinta-feira ao porto de Porto Alegre o navio tanque “Philine Schulte”. A embarcação que mede 118,89 metros de comprimento e possui 17,2 metros de largura máxima, esta registrada no porto de Douglas e possui bandeira de Isle of Man. Fundeado na bacia de evolução do porto, que se localiza em frente ao cais Mauá, a embarcação recebeu as visitas de inspeção dos órgãos públicos federais. Por ser um navio estrangeiro, e estar entrando no primeiro porto brasileiro, a mesma necessita de inspeção e liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, Polícia Federal e Receita Federal. Após cumprir com este trâmite legal, o navio tanque “Philine Schulte” seguiu viagem até o terminal privado do Polo Petroquímico de triunfo, para ser carregado.

A embarcação foi construída no ano de 1998, pelo estaleiro sul-coreano Hyundai Heavy Industries, da cidade de Uslan. Seu motor B&W7S35MC com 4.900 Kw de potência lhe garante 6.650 HP. Capaz de lhe deslocar a 16 nós por hora.

Para o transporte de carga, o navio esta equipado com dois tanques especiais com aço resistente à pressão e a baixas temperaturas. A capacidade dos tanques são de 3.920 m³ e 4.716 m³ respectivamente. E entre os produtos que podem ser armazenados encontramos: Butane Ammonia, Dimethylamine, Butane/Propane mix, Butadiene, Ethyl Chloride, Commercial Propane, Butylene, Methyl Chloride, Propane, Isoprene, Monoethylamine, Propylene, Vinyl Ethyl Ether, Vinyl Chloride Monomer. Esta grande variedade de produtos garante ao navio um atrativo comercial muito forte. Tendo em vista sua versatilidade e ao fato de não ser dedicado a um único produto.

Sua vinda até o Polo Petroquímico de Triunfo demonstra o potencial econômico da nossa hidrovia. Reforça sua importância como meio de transporte seguro, ao retirar um volume inimaginável de caminhões de nossas estradas. Garante competitividade ao setor industrial petroquímico, que pode não só produzir para o mercado interno como para o externo.

É por este motivo que devemos sempre divulgar a utilização da hidrovia e a importância dos portos e da navegação. Pois sem esta opção de transporte, nossa economia seria muito menos forte. E nosso Estado muito menos rico. Desenvolver políticas públicas para o setor é essencial para garantir o nosso crescimento econômico. De forma sadia e beneficiando aos mais diversos setores produtivos.


 Navio tanque “Philine Schulte” navegando nas águas do Guaíba rumo a Porto Alegre.
Após vistoria e liberação das autoridades federais, navio tanque “Philine Schulte” parte de Porto Alegre rumo terminal Santa Clara, do Polo Petroquímico de Triunfo.

Fotos: Carlos Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário