quinta-feira, 21 de junho de 2012

Cavacos de madeira, do Rio Grande para o Japão

Esta prestes a desatracar do terminal TERGASA, localizado no Super Porto de Rio Grande o navio mercante “Nine Frontier” carregando 45 mil toneladas de cavacos de madeira. O produto produzido em nosso Estado segue para o porto japonês de Iwakuni.

 Destacamos que parte deste carregamento foi embarcado no Terminal de Uso Privado (TUP) da empresa Mita, localizado no município de Taquari, e transportados pelas barcaças de nossa navegação interior. Sendo que a última embarcação que fez este percurso foi a barcaça graneleira “Trevo Vermelho”. Medindo 95,36 metros de comprimento e possuindo largura máxima de 15,5 metros, a “Trevo Vermelho” levou nesta viagem 1.804,66 toneladas de cavacos de madeira. Embora a a embarcação possa transportar um peso maior, o cavaco de madeira possui um volume maior e uma densidade menor. Com isto, mesmo ao se lotar os porões não se atinge o limite máximo de peso que se pode transportar em cada viagem.

Como podemos observar o trabalho desenvolvido pelos navios de nossa navegação interior é muito importante para a nossa economia estadual. Ele mostra como o trabalho do produtor rural pode ganhar o mundo. E que a economia é algo muito maior e mais complexa do que muitos podem pensar. Valoriza também o papel desempenhado pelo setor de navegação.

Este trabalho que é, infelizmente, por demais silencioso. Sem divulgação, o que em nada auxilia no seu fortalecimento como atividade econômica forte e vigorosa. Incentivar este fortalecimento têm de ser visto como uma missão de todos aqueles que querem o fortalecimento de nossa economia local. Pois somente assim conseguiremos um mundo melhor para nós, nossos filhos e netos.

Foto: Carlos Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário