quinta-feira, 18 de abril de 2013

“Trevo Vermelho” retorna de Rio Grande ou a dificuldade de navegar no rio Gravataí.


A barcaça graneleira “Trevo Vermelho” retornou na manhã desta quarta-feira (17) de Rio Grande.  A barcaça havia atracado às 16:30 do último sábado (13) junto ao terminal Marítimo Luiz Fogliatto, localizado na área do Super Porto de Rio Grande, com um carregamento de 3.200 toneladas de soja. Produto originalmente embarcado no terminal de uso privado (TUP) da empresa Oleoplan de Canoas. Cujo terminal localiza-se às margens do estreito e assoreado rio Gravataí.

Por sinal a operação de carregamento neste terminal é crítica. Pois como não é permitido executar uma operação de retirada do excesso de sedimento no local. Todo navio que lá opera têm de atracar de frente e sair de ré. Exigindo desta forma a ação de rebocadores para o seu deslocamento. Com isto, conforme o navio vai sendo carregado, da popa para a proa (de traz para frente), o mesmo vai sendo manobrado para possibilitar que os porões mais da frente possam ser carregados. A operação no sentido oposto é inviável e acarretaria no encalhe do mesmo no local.

Este fato nos demonstra o quanto é crítico o caso de rio Gravataí. Altamente poluído e sem perspectivas realistas de ter sua dragagem efetivamente realizada. Todas as ações realizadas são por demais lentas, e o resultado é praticamente nulo. O empresariado local não aguenta mais esta enrolação. E dentro deste contexto esta incluída a Petrobras, Que possui dois terminais neste trecho do rio. E por onde ela escoa grande parte da produção da Refinaria Alberto Pasqualini – REFAP. Pensem nisso!

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário