

O “BBC Victoria” foi construído no ano de 2006, pelo Estaleiro Naval Viana do castelo – ENVC, de Portugal. Fato que por si só já é muito interessante. Seu comprimento total é de 119,80 metros e sua largura máxima chega aos 20 metros. O “BBC Victoria” possui três níveis de porão. O principal possui comprimento máximo de 72,40 metros e largura máxima de 15,77 metros. Já que no alinhamento dos guindastes esta largura é reduzida para 13metros. E conforme se aproxima da proa (parte da frente) do navio, esta largura vai sendo reduzida. Inicialmente para 10,41 metros até chegar a sua largura mínima de 5,21 metros. Já no nível mais baixo de porão, o mesmo se encontra dividido em três partes independentes. Que possuem na estrutura de sustentação interna dos guindastes suas paredes divisórias.
O “BBC Victoria” também esta equipado com dois guindastes de capacidade máxima de içamento de 250 toneladas. Isto ocorre com sua projeção a até 14 metros de distância. Sendo que conforme a distância aumenta, sua capacidade é reduzida. Neste contexto a 16 metros a capacidade fica reduzida para 200 toneladas; a 20 metros passa para 185 toneladas e finalmente a 30 metros ela passa a ser de 60 toneladas.
A capacidade de transporte do “BBC Victoria” no tocante a contêineres é muito boa para um navio de seu tamanho. Ao todo ele pode embarcar 506 contêineres de 20 pés. Distribuídos entre o porão e seu piso (deck) superior, na seguinte relação: 204 abrigados no porão e 302 na área externa do navio sobre as tampas do porão. Deste total ele pode receber até 80 unidades do tipo refrigerado.
A propulsão do “BBC Victoria” é garantida por um motor 6M43C, de 6 cilindros. Fabricado pela Caterpillar Motoren da cidade alemã de Kiel. Isto lhe garante uma velocidade normal de cruzeiro de 16,5 nós, que para os padrões navais é muito elevada.
O resultado desse conjunto como pode ver, é que o “BBC Victoria” é um navio ágil na sua capacidade de transporte. Comportando não só cargas de peso, mas muitos contêineres comuns e refrigerados. Desenvolve uma velocidade muito boa, tornando as viagens mais curtas e econômicas. E principalmente possui a capacidade de se auto carregamento. Superando as dificuldades de portos como o de Porto Alegre. Que carece de guindastes para o embarque de contêineres. Assim este navio é uma boa oportunidade de negócio para o empresário que deseja exportar sua carga para outros países. Espero que após esta curta apresentação do navio, novos negócios possam ser fechados. Dando com isto não só mais vida para o porto de Porto Alegre, mas principalmente contribuindo para o nosso desenvolvimento social e econômico.
Fotos: Carlos Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário